NEWS

Post Top Ad



1 de novembro de 2021

BUERAREMA - Programa conexão apresenta o cliclo produtivo da farinha

 

O programa Conexões – Estações do Saber, deste sábado (30), abordou o tema “O terror da mandioca: a farinha de Buerarema”. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) –, o programa tratou sobre como a cultura do cultivo agrícola está ligado com as ações culturais, a história e o cotidiano da população local. Foram entrevistados produtores, comerciantes, empreendedores e moradores para apresentar as práticas das tradicionais casas de farinha, assim como o processo de venda da produção.



Maria das Graças Silva Santos, mais conhecida como Gal Macuco, presidenta da Associação das Mulheres Empreendedoras de Buerarema (AMEB), falou sobre a importância da cultura agrícola para o município. “Produzimos produtos derivados da mandioca e de frutos. A farinha deu sustentabilidade a diversas famílias de agricultoras, oferecendo o sustento, além do empoderamento para as mulheres associadas e a visibilidade para a cidade. Hoje, temos um reconhecimento público da qualidade do nosso produto e estamos abertas a todas as mulheres da região para aumentar a produção e difundir técnicas e estratégias para agregar valor aos produtos regionais”.



Robson Costa, apresentador do programa Conexões e coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, reforçou a importância do cultivo e da preservação da prática para a cultura e para a economia. “Estamos inaugurando hoje o Conexões Repórter e apresentamos a melhor farinha do mundo, em uma feira que foi realizada em Buerarema para destacar o produto. Na oportunidade, a farinha foi contextualizada historicamente e como um elemento transformador na vida de agricultores e suas famílias”.



Sobre os CIEs – Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad