NEWS

Post Top Ad



15 de setembro de 2021

Simulação de Gerenciamento de MÚLTIPLAS VÍTIMAS em BUERAREMA proporciona melhor capacitação a profissionais do SAMU 192, e chama atenção da população de Buerarema (VEJA VÍDEO)




Com a realização da Prefeitura Municipal de Buerarema através da Secretaria de Saúde - Sec. IVNA MORORÓ, com a organização do SAMU 192 com unidade localizada neste município - Instrutor Operacional Markus Farias e da Coordenadora de Enfermagem Tatiane Lavinsck, fazendo parte da programação em comemoração aos 62º anos de aniversário do município, ocorreu nesta última sexta-feira (10/09), o I Gerenciamento de Múltiplas Vítimas na praça Domingos Cabral. 


A cidade de Buerarema hoje com seus 18.306 mil habitantes dispõe de um dos melhores serviços públicos do Brasil, SAMU 192. Este em especial também estará comemando o seu um ano de serviços prestados a toda população e juntamente seus distritos, assistindo sua malha viária BR 101, e apoio a Central de Regulação de Itabuna. 

 

 

Os municípios das cidades que ofereçam o suporte de Urgência e Emergência, necessita dos seus capacitores, realizar eventos que assegure sua rede, promovendo capacitações voltada para estes múltiplos acidentes contra a vida. 

 

Pensando nisso, todo corpo da saúde e colaboradores estarão empenhados para essa capacitação e se preparando para minimizar os graves fatores de riscos contra á vida humana. 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2013), incidentes com múltiplas vítimas (IMV), são eventos repentinos, por consequência tem muitas vítimas e leva a um desequilíbrio entre os recursos médicos disponíveis e a demanda do atendimento. E para que isso aconteça precisa de três princípios básicos: Triagem, tratamento e transporte. Por tanto para conseguir estabelecer uma prioridade durante a triagem dessas vítimas o método o Simples Triage And Rapid Treatment (START) é o mais utilizado mundialmente e o método de escolha do Ministério da Saúde para o atendimento no Brasil. Este tem o objetivo principal analisar o que as produções cientificas vem abordando entre o período de 2009-2019 sobre o atendimento pré-hospitalar em incidentes com múltiplas vítimas. Para isso, optou-se por realizar uma Revisão bibliográfica. A importância de um plano de resposta rápida vem contribuir para ampliar o resultado positivo e satisfatório no que diz respeito a salvar vidas. 

 

A Capacitação do profissional de APH e atuação da enfermagem em desastres,  é de suma importância para um trabalho excelente e de qualidade o APH em IMV e a triagem correta, do conhecimento dos profissionais que atuam a frente, e a importância de treinamentos com simulações realísticas. Em um evento com múltiplas vítimas, a triagem tem o papel essencial e contribui significativamente para a sobrevida do paciente. 

 

O interesse em discutir sobre o tema surgiu devido possível desconhecimento de alguns profissionais, uma vez que somente podem ter conhecimento do método START profissionais que fazem curso de especialização em atendimento Pré-Hospitalar. 



Saber como funciona o método START e o seu procedimento correto, pode significar a diferença entre a vida e a morte das vítimas.



 O Prefeito VINÍCIUS IBRANN, o Vice Gel da Farmácia, a Secretária de Saúde IVNA MORORÓ, agradeceram a todos que participaram desta importante simulação de Gerenciamento de Múltiplas Vítimas e a toda equipe do SAMU de Buerarema pelo sucesso deste evento. 

CIDADES E EQUIPES PARTICIPANTES

 

Coordenadora do NEP Itabuna

SAMU Itamarajú

Bombeiros Civis Canavieiras

Monitores do Educadores APH de Ilhéus 

Equipe Cumuruxatiba 

Equipe Socorristas Porto Seguro 

SAMU Ubaitaba 

SAMU Aurelino Leal 

SAMU Ibicaraí

SAMU Coaraci

SAMU Ilhéus


Apoio: 

Polícia Militar do 2º Pelotão de Buerarema 

Guarda Civil Municipal de Buerarema (Agentes - Jair e Manoel)

TV Santa Cruz, TV Record

Jovens artistas da Casa de Cultura Jonas e Pilar


Cobertura: 

Site Buera 24 Horas 

Sideral FM 

TV Santa Cruz e TV RECORD


Confira logo abaixo IMAGENS deste gerenciamento, onde alertamos aos nossos leitores que todas as imagens estão relacionadas a uma ENCENAÇÃO, bem como vídeo exibido logo ao final (VEJA TUDO AQUI):



ATENÇÃO - IMAGENS A SEGUIR APENAS SIMULAÇÃO !!!































VEJA VÍDEO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad