O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que receberá o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na Casa Branca, em Washington. A informação foi divulgada por Trump em uma publicação na sua rede social, Truth Social.
Segundo Trump, Petro ligou para explicar “a situação das drogas e outros desacordos” entre os dois países. O presidente norte-americano afirmou que agradeceu a ligação e o “tom de voz” do colombiano e disse esperar encontrá-lo em breve. De acordo com a publicação, os preparativos para a reunião estão sendo feitos entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Colômbia.
“Foi uma grande honra falar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que ligou para explicar a situação das drogas e outros desacordos que tivemos. Agradeço sua ligação e seu tom de voz, e espero encontrá-lo em breve. Os preparativos estão sendo feitos entre o secretário de Estado Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores da Colômbia. A reunião será realizada na Casa Branca, em Washington, D.C”, publicou Trump.
O anúncio ocorre após uma troca de farpas públicas entre os dois líderes. Nesta terça-feira, 6, Petro afirmou que Trump tem um “cérebro senil”, depois de o presidente norte-americano dizer que uma operação dos Estados Unidos no país colombiano parecia “boa” para ele. Em publicação nas redes sociais, o colombiano reagiu a acusações feitas por Trump.
Na segunda-feira, 5, Trump declarou que Petro seria um “homem doente que gosta de produzir cocaína e vendê-la aos EUA” e afirmou que “ele não vai fazer isso por muito tempo”. As falas ocorreram poucos dias após uma operação da Força Americana na Venezuela que capturou o ditador Nicolás Maduro, em Caracas.
Após as declarações, Petro disse que gostaria de entender “o verdadeiro significado da ameaça ilegítima” antes de responder e afirmou ter pedido que o povo colombiano o defendesse “contra qualquer ato ilegítimo de violência”.

