NEWS

6 de novembro de 2025

ESCOLA LOMANTO JÚNIOR REALIZA 1ª FEIRA DE EXPERIÊNCIAS COM FOCO EM EMPREENDEDORISMO E CIÊNCIAS

 

A  Escola Municipal - Lomanto Júnior, com apoio da Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (06/11), a 1ª FEIRA DE EXPERIÊNCIAS, reunindo criatividade, inovação e o empreendedorismo aliado às práticas científicas.  O evento apresentou sete projetos desenvolvidos pelos aluos, com a orientação dos professores, proporcionando uma tarde de grande aprendizado e troca de conhecimentos. 




Os estudantes se dividiram em diferentes ambientes para apresentação das atividades. Quatro salas foram dedicadas ao empreendedorismo, com destaque para stands de artesanato, comidas alternativas, culinária tradicioanl e confeitaria. Além de mostrar habilidades gastronômicas e manuais, os alunos aplicaram conhecimentos matemáticos, como cálculo de custos e estimativa de lucro, estimulando a visão de negócios e a possibilidade de geração de renda extra. 




Outras três salas foram direcionadas às ciências. Em uma delas, o público pôde conhecer curiosidades sobre o espaço, hologramas, estrelas e até experimentar efeitos de túneis se fundo. Já a segunda sala trouxe experiências práticas, como vulcões em erupção, reações químicas, truques matemáticos e observações com velas. A última estação foi sensorial: de vendas nos olhos, os visitantes exploraram texturas, pisaraam em diferentes superfícies e degustaram frutas para tentar identificá-las, conectando sentido e aprendizado. 




O Prefeito Gel da Farmácia destacou o valor da iniciativa para o desenvolvimento escolar: - "É uma alegria ver nossos alunos colocando em prática o que apredem em sala. A educaçãode Buerarema avança quando investe em criatividade, ciência e empreendedorismo. Estão dtodos de parabéns pelo belo trabalho".





A Secretária de Educação - Zilnai Ramos, celebrou o engajamento da equipe escolar e dos estudantes: - Esse evento demostra que nossa educação está viva e em constante evolução. Quando o aluno experimenta , cria, descobre, ele aprende muito mais. Essa feira é apenas o começo de grandes projetos que virão". 





A diretora da escola, Maria Filomena, reforçou o espírito colaborativa da ação: - "Toda a comunidade escolar se envolveu para que esse momento acontecesse. É gratificante ver o resultado do esforço dos professores e o entusiasmo dos alunos". 





A coordenadora Silbene Ávila - Também destacou o impacto do projeto: - Cada experiência da Escola Lomanto Júnior é uma iniciaitiva do Núcleo de Ciências Exatas e da Natureza (NACEN), com apoio da coordenação escolar e professores, reforçando o compromisso com uma educação mais prática, investigativa e transformadora.