A travessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, localizado em trecho da cidade de Itapebi, no sul da Bahia, voltou a ser fechada no sábado (2), para veículos pesados.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou para a Prefeitura de Itapebi que durante a atividade de monitoramento de carga realizada na ponte, foi constatada uma variação em relação aos limites estruturais suportados durante a passagem de veículos mais pesados.
Com isso, o DNIT voltou a restringir o tráfego para veículos pesados: ônibus de toda natureza, caçambas, reboques, caminhões, carretas. O objetivo foi preservar a segurança estrutural da ponte e, principalmente, a integridade física dos condutores e pedestres.
A medida já entrou em vigor e será mantida até que uma análise mais precisa estabeleça que a segurança estrutural da ponte não está sendo afetada pelos veículos pesados. Portanto, até novos pareceres técnicos favoráveis, o tráfego está liberado apenas veículos leves.
A ponte, que tem 186 metros de comprimento, estava interditada desde o início de maio. O tráfego de veículos (leves e pesados) no local ficou suspenso até 6 de junho.
A passagem é uma importante conexão entre a zona rural e o centro da cidade, e o bloqueio causou transtornos aos moradores.
Estão autorizados a circular sobre a ponte:
Carros de passeio;
Vans de passageiros;
Ambulâncias;
Viaturas policiais.
No dia 24 de julho, foram autorizados os serviços emergenciais de reforço da ponte sobre o Rio Jequitinhonha e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da existente.
O investimento do Governo Federal será de aproximadamente R$ 104,7 milhões. Os trabalhos têm prazo contratual de execução de um ano a partir da emissão da decretação da emergência. (G1)