A Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (24/07) uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com foco na prevenção, diagnóstico e enfrentamento das hepatites virais. A ação integra as atividades da campanha Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais e à mobilização para o combate a essas doenças silenciosas, mas de grande impacto na saúde pública.
O treinamento teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos ACS, que desempenham papel fundamental no atendimento direto ás comunidades, fortalecendo a atuação preventiva e o acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, foram abordados temas como os diferentes tipos de hepatites (A,B,C,D e E) suas formas de transmissão, medidas de prevenção, sinais e sintomas, além da importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Segundo a Secretária de Sáude - Adriana Peixoto, a iniciativa representa um importante investimento na formação continuada dos profissionais da atenção básica, contribuindo para um atendimento mais humanizado, eficiente e informado. - "Capacitar nossos agentes é essencial para garantir um cuidado cada vez mais qualificado à população. O Julho Amarelo é um chamado à ação, e estamos cumprindo nosso papel de informar, prevenir e cuidar, destacou a secretária.
A capacitação foi também um momento de troca de experiências, integração da equipe e atualização de práticas no enfrentamento ás hepatites virais, doenças que, muitas vezes assintomáticas, podem evoluir para quadros graves se não forem identificadas e tratadas a tempo.
Em relato de um dos agentes comunitários participantes, afirmou que esse tipo de capacitação só ajuda a esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e que faz toda a equipe se sentir mais preperada para orientar as famílias atendidas. - "Saber como identificar os sinais e como agir faz toda a diferença", ressaltou.
Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, valorização dos profissionais e fortalecimento das poltíticas públicas de prevenção e cuidado em saúde.