NEWS

25 de julho de 2025

BAHIA: MINISTRO AUTORIZA INÍCIO DE OBRAS EMERGENCIAIS NA PONTE SOBRE O RIO JEQUITINHONHA

 



Nesta quinta-feira (24), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou ordem de serviço para obras emergenciais na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. O investimento de R$ 104,78 milhões abrange o reforço paliativo da ponte atual, que teve o tráfego interditado em maio deste ano, e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova ponte.

Segundo Renan Filho, a obra será iniciada imediatamente, e a entrega da ponte nova ocorrerá em 2026. O ministro dos Transportes anunciou as medidas em reunião virtual com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.


“Agradeço ao ministro Rui Costa, que, na Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes possa atuar com agilidade na busca de soluções para os problemas que o Brasil enfrenta devido à falta de manutenção. O teto de gastos reduziu muito os investimentos no país ao longo dos últimos anos, e agora estamos retomando esses investimentos. Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, completou Renan.

NOVA PONTE


A nova ponte terá 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A contratação inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que englobam infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A ponte contará com sensores de vibração que farão o monitoramento ininterrupto da movimentação de tráfego no local. A tecnologia irá auxiliar na avaliação de segurança da estrutura para a população que passa por ali diariamente.

ÚLTIMAS AÇÕES

A ponte atual foi totalmente interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no dia 5 de maio, após avaliação técnica apontar risco estrutural. Desde então, o tráfego da chamada Rota 3 – entre Itabuna e Eunápolis – foi redirecionado para rotas alternativas, usadas por veículos leves, viaturas, ambulâncias e caminhões de abastecimento.

Em 20 de maio, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) concluiu a instalação da rede elétrica nos acessos da Rota 3, permitindo à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o controle do tráfego local. No mês passado, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Renan Filho anunciaram a reabertura parcial da ponte, em sistema de pare e siga, exclusiva para veículos leves e vans, medida que entrou em vigor em 18 de junho.