NEWS

Post Top Ad



7 de julho de 2023

Frente fria começa a mudar o tempo na Região Sul

 

Uma grande massa de ar seco está sobre o Brasil e deixa quase todo o país praticamente sem nuvens e sem condições para chuva.  Algumas nuvens carregadas crescem na parte norte da Região Norte do Brasil, onde há muita umidade de calor, e também pelo litoral do Nordeste onde há muita umidade concentrada 

 



Previsão do tempo para o Brasil para 07/07/2023 - sexta-feira
 

Região Sul

 

Uma frente fria avança para o litoral de Santa Catarina provocando muita nebulosidade sobre várias áreas do Sul do Brasil. No extremo sul gaúcho, região de Santa Vitória do Palmar, no centro-oeste catarinense, no sul e oeste do Paraná,  o sol aparece entre muitas nuvens, mas não deve chover.

 

Na Grande Porto Alegre, no centro, leste e sul/sudoeste gaúcho, chove na maior parte do dia. No norte e no oeste do Rio Grande do Sul, chove a qualquer hora, mas o sol pode aparecer de vez em quando. Há risco de chuva forte no Rio Grande do Sul.

 

O litoral sul de Santa Catarina tem períodos com sol e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, o tempo fica firme, com sol e algumas nuvens

 

 


Região Sudeste

 

Mais um dia ensolarado e seco em praticamente toda a Região Sudeste. Uma grande massa de ar seco que está sobre o Brasil influencia o Sudeste e deixa a umidade do ar baixa, inibindo o crescimento das nuvens. Não há previsão de chuva para nenhuma área da Região. O dia ainda amanhece frio, mas faz calor à tarde na maior parte da Região. 

 

Pode gear ao amanhecer nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

 


Região Centro-Oeste

 

Uma grande massa de ar seco influencia o interior do Brasil e deixa todo o Centro-Oeste praticamente sem nebulosidade. A maioria das áreas da Região tem mais um dia com sol forte. 

 

A nebulosidade aumenta no sul e oeste de Mato Grosso do Sul por causa de uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil e da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Apesar do aumento da nebulosidade, não há previsão de chuva. 

 

O ar permanece muito seco e níveis de umidade entre 11% e 30% por várias horas, na maior parte da Região. Faz calor à tarde.

 


Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade voltam a se espalhar sobre o leste do Nordeste. Esta sexta-feira é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes em Sergipe, Alagoas, no leste de Pernambuco e da Paraíba. Há risco de chuva forte no litoral destes estados. 

 

No sertão da Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e no litoral central e norte da Bahia, o sol aparece o dia todo, mas ocorrem algumas pancadas de chuva. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão, mas o sol aparece.

 

O tempo fica firme, com sol o dia todo no interior da Bahia e do Maranhão, no sertão de Pernambuco e no Piauí.

 


Região Norte

 

O ar seco influencia grande parte da Região Norte. O dia é com muito sol, calor e tempo seco no Tocantins, em quase todo o Pará, em Rondônia, em quase todo o Acre e no sudeste e no leste do Amazonas. 

 

Períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite ocorrem no extremo oeste do Acre, no litoral e noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte, centro, oeste e norte do Amazonas. 

 

Há risco de chuva moderada a forte em Roraima, no Amapá e noroeste e litoral do Pará, no norte e oeste do Amazonas.

 


Alertas meteorológicos para 07/07/2023 - sexta-feira
 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Maceió, Recife, João Pessoa, Belém, Macapá e Boa Vista.

 

Alerta para temporais no litoral norte gaúcho, na Grande Porto Alegre, região dos Vales do Rio Pardo e do Vale do Taquari, no centro e oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul, no litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, no litoral norte do Amapá e no noroeste de Roraima.

 

tenção para chuva moderada a forte e com risco de raios no litoral sul gaúcho, no sul do Rio Grande Sul (inclui Campanha Gaúcha), no norte/noroeste gaúcho (inclui serra, planalto e Missões), em Roraima (exceto no noroeste do estado), no norte e oeste do Amazonas, no extremo noroeste e no litoral do Pará, no interior do Amapá, e no litoral norte do Maranhão.

 

Atenção para chuva moderada na região de Salvador e no nordeste da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba e no centro-sul do Ceará.

 

Pode gear ao amanhecer nas áreas mais elevadas da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

 

Alerta para o ar muito seco com níveis de umidade entre 11% e 20% no centro, leste, sul, sudoeste de Mato Grosso, oeste de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.

 

Atenção para o ar muito seco com níveis de umidade entre 21% e 30% Centro-Oeste (exceto no centro, sul e leste de Mato Grosso, oeste de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul), no centro-sul de Rondônia, no Tocantins, no oeste da Bahia e Vale do São Francisco, no centro e sul do Maranhão e do Piauí, em Minas Gerais (exceto no leste do estado), na Grande São Paulo e em todo o interior de São Paulo, no interior do Rio De Janeiro, no norte do Paraná.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad