NEWS

Post Top Ad



12 de maio de 2023

Prefeitura de Buerarema realiza simpósio municipal sobre TEA - Transtorno do Aspectro Autista, MARCOS PETRY abrilhantou a programação

 

A Prefeitura Municipal de Buerarema através da Secretaria de Educação e a participação das secretarias de Assistência Social e Saúde promoveu nesta quinta-feira (11/05) na quadra da Escola José Nery Constant o simpósio municipal sobre TEA - Transtorno do Aspectro Autista: Conheça e surpreenda-se! O objetivo deste evento, foi discutir aspectos importantes na atenção da pessoa com TEA.



O simpósio contou com a presença de Marcos Petry, autista, músico, escritor e produtor de conteúdo no canal "Diário de um autista", além de Arlete Petry, Drª Thatiana Paz e a assistente social Tati Santos. 




Para abrilhantar o evento, aconteceram dois momentos culturais, o primeiro apresentado pelos alunos da Escola de Tempo Integral - Luiz Viana Filho, no qual apresentaram-se alunos autistas junto com alunos neuros típicos. A segunda apresentação foi feita pelos alunos autistas que são acompanhados pelo CAPED - Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência.




Na oportunidade ouvimos a fala de algumas autoridades do município de Buerarema, como o Prefeito Vinícius Ibrann, também do vice Prefeito Gel da Farmácia, da Secretária de Educação - Thaiane Pereira, Secretária de Saúde - Rayssa Ibrann, do Secretário de Assistência Social - Tom Costa, a Secretária de Cultura Esporte e Lazer - Glecia Andrade, da cordenadora do CAPED - Débora, da presidente do Poder Legislativo a vereadora Roseli Novais.



O momento foi conduzido pelo conceituado palestrante Marcos Petry e sua mãe Arlete Boing Petry além de rodas de conversa com profissionais da área e discurso das autoridades presentes na mesa. É de grande importância, abordarmos a questão do autismo aqui em nossa cidade, para que juntos possamos, dar nossa parcela de contribuição e conscientização a todo o público. Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.




“Um momento especial com palestras incríveis com diversos profissionais e uma alegria imensa. Trouxemos a família Petry, para dar um depoimento de que é possível sim, com muito afinco, com muita determinação, tudo com muita disciplina, carinho e amor, conseguir uma perspectiva de vida real para os autistas. Estou muito feliz, tanto quanto gestor quanto pai de autista. Que isso sirva de exemplo para toda nossa região e que Buerarema ganha muito e isso nos traz muita felicidade.” Vinicius Ibrann 
Autismo não se cura, se compreende. 



A Camara de Vereadores de Buerarema mais uma vez marcou presença com os vereadores Sayonara Ávila, Nido da Saúde, Roque Borges, Reinan do Santana, Betinho da Saúde. Todos enfatizaram a importância de programações como essa para a comunidade local, e parabenizaram o gestor e sua equipe pelo feito. 


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad