NEWS

Post Top Ad



27 de maio de 2021

PUBLICADA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA

 





Na última quarta-feira (26), o município de São José da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, publicou a Portaria nº 14/2021 – que Estabelece a Estrutura Curricular da Educação Infantil e as Matrizes Curriculares do Ensino Fundamental em Tempo Parcial e da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e o horário de funcionamento das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.


A nova matriz curricular se adequa às diretrizes das políticas nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, as proposituras do Documento Curricular Referencial da Bahia – DCRB, bem como do Documento Curricular Referencial Municipal de São José da Vitória – DCRM.


Na Educação Infantil, o documento contempla os campos de experiência essenciais para o desenvolvimento infantil das crianças com idades entre 3 e 5 anos e 11 meses.


Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Matriz traz temas intercurriculares relevantes, como: cidadania, multiculturalismo, saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente e economia. As disciplinas de Arte e Educação Física passam a ser ofertadas também neste nível de Ensino, propiciando expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), bem como a promoção do desenvolvimento integral do aluno, com uma vida saudável, socialização, espírito de equipe e o estímulo a prática de desporto.


O Ensino Religioso foi incluído como área do conhecimento obrigatória, passando a ser ofertada em todo o Ensino Fundamental a partir do ano letivo de 2021, que terá seu início em julho deste ano.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, além da inclusão do Ensino Religioso, também foi ampliada a carga horária da disciplina de Língua Portuguesa, que passa a contar com 06 aulas. Tal ampliação se faz necessária para garantir uma maior qualidade no ensino, uma vez que saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de questionar o mundo ao seu redor.


Para a Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas – EPJAI, foram incluídas as disciplinas de Arte e Atividade Laboral e Logística. Estas duas áreas do conhecimento irão contribuir no futuro profissional dos educandos, onde poderão desenvolver processos organizados, lógicos e bem construídos.


Para o Secretário de Educação e Cultura – Epaminondas Reis, a Nova Matriz Curricular do Município de São José da Vitória é um enorme salto na educação são-joseense que se refletirá nas gerações futuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad