NEWS

Post Top Ad



13 de novembro de 2020

Porto Seguro - Festas de réveillon são liberadas pela prefeitura em Porto Seguro

 

Mesmo em meio à pandemia, tem gente com saudade de uma aglomeração, de uma festa como antes, mas as proibições e restrições para eventos, em Salvador por exemplo, tem frustrado os desejos de muitos. No entanto, quem quiser aproveitar uma curtição "à moda antiga" pode embarcar para Porto Seguro, no sul da Bahia, no réveillon.

A prefeitura da cidade publicou um decreto autorizando a realização de festas de virada de ano, com público que pode até ultrapassar 5 mil pessoas. A condição é de que eles não promovam aglomeração e que utilizem 60% da capacidade dos espaços.  A informação foi confirmada pelo secretário de turismo de Porto Seguro, Paulo Magalhães. “Autorizamos o pessoal a abrir a venda dos ingressos e hoje a prefeitura assinou um decreto regulamentando os protocolos. Eles vão poder fazer as festas”.

Segundo ele, estima-se que cerca de 30 eventos com mais de 1 mil pessoas ocorram na cidade na noite da virada. As barracas de praia, hotéis, meios de hospedagem, bares, restaurantes e clubes também estão autorizados a fazer as próprias comemorações para o réveillon, desde que já tenham o selo do programa Porto Mais Seguro.

Os eventos específicos da festa ainda precisarão de um alvará específico da vigilância sanitária do município para que possam acontecer. Todos os serviços terceirizados, como de alimentação e bebidas, que normalmente existem nos grandes festivais,  também devem cumprir o protocolo de higiene.

Conforme o secretário de saúde de Porto Seguro, Kerry Ruas, a autorização foi provocada pela diminuição do número de casos e óbitos pela covid-19 na cidade. “Estamos na fase seis do processo de reabertura, temos poucos casos novos e poucos óbitos, o que permitiu seguir para essa etapa dos eventos. Essa decisão está de acordo com o cenário epidemiológico e com as normas técnicas para manter a segurança do ambiente das pessoas que vão frequentar”, afirmou Ruas.

Um dos maiores eventos que acontece em Porto Seguro é a festa Uiki Parracho, no Arraial d'Ajuda. A programação já está fechada e contará com DJs como Pedro Sampaio e Vintage Culture. A festa é open bar e terá duração de 7 dias - dos dias 27 a 31 de dezembro e no dia 2 de janeiro de 2021 (a ressaca). Os horários são de 19h às 2h e, no réveillon, de 22h às 8h. A capacidade total do espaço é de 9000 pessoas, divididos em 8 m², como consta no site do Arraial d’Ajuda. Portanto, pelo protocolo da prefeitura, a festa poderá ter até 5400 pessoas.

Apesar da liberação, quipes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da vigilância sanitária estarão a postos no dia 31 de dezembro para fiscalizar o cumprimento das regras do decreto. O estabelecimento que descumprir as normas poderá responder por crime contra saúde pública e contra a administração em geral. Quem não usar máscaras nos espaços públicos poderá receber multa de R$ 100.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad