NEWS

Post Top Ad



17 de julho de 2020

Brasil - Governo do estado decide fechar os hospitais de campanha do Maracanã e de São Gonçalo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que iniciou, nesta sexta-feira (17), de forma preventiva, a transferência dos pacientes do Hospital de Campanha do Maracanã e de São Gonçalo para outras unidades. [...] Assim, eles terão a saúde preservada e poderão dar continuidade a seus tratamentos.

A SES reforça que a medida foi tomada em virtude do término do contrato com o Iabas, que acontece no sábado (18/7), informado à SES pela OS no dia 14 deste mês.

A SES finaliza comunicando que os hospitais não serão fechados neste momento e que a Fundação Saúde irá ceder profissionais para atuarem nas unidades para onde os pacientes estão sendo transferidos. Questões trabalhistas serão resolvidas pela OS.

Crivella comenta
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, comentou o esvaziamento das unidades.

"Eu gostaria que eles mantivessem funcionamento pelo menos das UTIs. No estado, não vai fazer muita falta porque o governo não conseguiu colocar essas unidades em funcionamento”, ponderou, durante um evento de reforma de um deque na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio.

Problemas desde a inauguração
Entre as "questões trabalhistas" está o atraso de salários. Nesta quinta-feira (16), funcionários do Maracanã protestaram na porta da unidade -- um grupo voltou a se manifestar nesta sexta, afirmando não ter recebido os vencimentos de junho.

Dos sete hospitais de campanha prometidos pelo governador Wilson Witzel, apenas o do Maracanã e o de São Gonçalo foram abertos, com atraso.

Witzel disse que as sete unidades abririam até 30 de abril. No dia 9 de junho, parte do Hospital de Campanha do Maracanã foi aberta. No dia 18, o governo abriu o de São Gonçalo.

O Hospital do Maracanã apresentou outros problemas, como denúncias de troca de respiradores novos por obsoletos e falta de medicamentos.

No dia 1 de julho, o Secretário de Saúde, Alexandre Bousquet, anunciou que o governo do Rio desistiu de concluir dois hospitais de campanha - Campos e Casimiro de Abreu - planejados para vítimas da pandemia da Covid-19.

Outras unidades que estavam em processo de construção em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Nova Friburgo, na Região Serrana, serão concluídas, segundo Bousquet.

Bousquet afirmou que o contrato com a Iabas estava "judicializado" e que os pagamentos para a OS eram feitos através da interventora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad