NEWS

Post Top Ad

Ilhéus - HOSPITAL COSTA DO CACAU FAZ PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS EM 2020

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos em 2020. A captação ocorreu neste domingo (8), conforme a direção do hospital.

A equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, junto com o CIHDOTT, acompanhou a família do paciente, esclarecu e sensibilizou a mesma sobre a importância da doação. Com a sensibilização, a família autorizou a captação dos órgãos.

Anteriormente, ainda este ano, o HRCC já havia captado quatro córneas. Nesse último procedimento, a equipe do hospital realizou a captação de fígado, rins e córneas, órgãos que podem possibilitar uma nova expectativa de vida, em média, a cinco pacientes possíveis receptores.

De acordo com Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador do CIHDOTT do HRCC, quando há a suspeita de morte encefálica do paciente, a equipe multidisciplinar e o CIHDOTT avaliam o caso. A partir desse momento são feitos os exames clínicos, teste de reflexos de todo o organismo, sem pretensão da captação de órgãos em si.

AUTORIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

O coordenador assegura que depois desse processo avaliativo a família começa a acompanhar os desdobramentos. “Chamamos os familiares e falamos sobre o quadro clínico, comunicamos que vamos abrir um protocolo de morte encefálica, baseado na legislação vigente. A família tem todo o direito de acompanhar, saber de tudo que acontece e, a partir de então, cabe única e exclusivamente a ela, legalmente, a autorização ou a negativa da doação de órgãos”, relatou.

Ronaldo Pereira ainda lembrou a importância da parceria externa da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul de Itabuna, a coordenadora Silvana Batista e Luciana Alves e o suporte da entidade ao CIHDOTT do HRCC. O enfermeiro também agradeceu em especial às famílias dos pacientes doadores que possibilitam a esperança de outras pessoas possíveis receptores de órgãos.

CAPTAÇÕES COM ÊXITO

O médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, disse que, no Brasil, os transplantes de órgãos começaram na década de 1960 e em 1997 foram, por fim, regulamentados em todo o território nacional, por meio da Lei 9.434/1997, Decreto nº 2.268. “Devido ao excelente trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Hospital Costa do Cacau, mais uma captação foi realizada com êxito, possibilitando a reabilitação de inúmeros enfermos e promovendo um clima de satisfação irradiante dentre os pacientes, familiares e equipe assistencial”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site oficial de Buerarema - Bahia

O site oficial de Buerarema - Bahia

Post Top Ad