NEWS

Post Top Ad



19 de outubro de 2017

São José da Vitória - Nota de Repúdio 'CONTRA A VIOLÊNCIA E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA' da Prefeitura Municipal de São José da Vitória

 A Prefeitura Municipal de São José da Vitória vem a público externar sua solidariedade ao Centro Ilê Axê Arôbôalê e ao pai Issac de Arôbôalê e também diretor de Cultura do município. No último dia 11 de Outubro ele teria sido brutalmente agredido na sede do centro, em um ato de natureza criminosa e fruto de mais uma intolerância religiosa. 

A constituição da república federativa do Brasil em seu artigo 5º, inciso VI, preceitua que é inviolável a liberdade da consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma de lei e proteção aos locais de cultos e suas liturgias. 

Todas as pessoas e suas respectivas religiões merecem proteção e respeito. É fundamental resguardar as liberdades de cada indivíduo, inclusive com relação as diferenças humanas de consciência e crença, e combater a disseminação do ódio entre as pessoas, fundado em intolerância religiosa. 

Expedientes desta natureza distorcem a importância histórica e cultural das religiosidades negras, dos Babalorixás e Lalorixás, considerado guardiões da memória de povos africanos escravizados no Brasil e que muito contribuíram para a formação social, histórica e cultural deste país. 

O fato ocorrido com o PAI ISSAC, são indicativos de que a intolerância religiosa deve ser combatida de forma veemente e eficaz pelas autoridades.  A construção de uma sociedade livre, justa e republicana pressupõe o reconhecimento da legitimidade de todas as religiões, o respeito a liberdade religiosa do cidadão e das religiões. 

Repudiamos todo tipo de hostilização, perseguição, preconceito e discriminação.  A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA  fica à disposição da vítima de mais essa barbárie, para cobrar e exigir providências para que esse episódio seja exemplarmente elucidado formando uma pedagogia social que fatos como esse não se repitam em nosso município. 











Um comentário:

  1. Nossa! isso tem que acabar. O que passa na cabeças dessas pessoas intolerantes? Que elas vão para o céu, que Deus é propriedade dos fanaticos intolerantes, Já deu, agora cadeia neles e multa altissíma. esses vagabundos só aprende quando mexemos nos bolsos deles

    ResponderExcluir

Post Top Ad