NEWS

Post Top Ad



12 de julho de 2017

Mundo - Iceberg 4 vezes maior que São Paulo se desprende da Antártida e está à deriva

Um iceberg de 5.800 quilômetros quadrados de extensão, o equivalente a 3,8 vezes a área da cidade de São Paulo, desprendeu-se nesta semana da Antártida, no extremo sul do planeta. 

O desprendimento do gigante de gelo batizado de A68 ocorreu entre a segunda (10) e esta quarta-feira (12), informou a agência espacial americana, Nasa.

Cientistas vinham monitorando há vários anos o crescimento da fenda que deu origem ao desgarramento do iceberg , que pesa mais de 1 trilhão de toneladas (1.000.000.000.000.000 quilos). O imenso bloco de gelo, com espessura entre 200 e 600 metros, deve ficar à deriva flutuando conforme os fluxos glaciais, mas seu destino é incerto.

"Nos surpreendemos com o tempo que a fenda demorou para avançar sobre os últimos quilômetros de gelo. Este iceberg é um dos maiores já registrados e é difícil prever seu futuro. Pode ser que ele permaneça como um único bloco, mas é mais possível que ele se fragmente. Parte de todo esse gelo poderá permanecer na região por décadas", explicou o professor Adrian Luckman, responsável pelo projeto Midas, da Universidade de Swansea (País de Gales).

O desprendimento do A68 é um dos maiores eventos do gênero já registrados pela ciência moderna. Mas, ainda assim, os cientistas asseguram que o gigante de gelo não deve impactar no nível do oceano pois ele já estava em contato direto com o mar antes mesmo de se desgarrar do território da Antártida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad