NEWS

Post Top Ad



26 de maio de 2017

Brasil - Bloqueio de celulares piratas começa a partir de Setembro

Uma discussão que já está acontecendo há mais de três anos deve começar a ter seus efeitos em setembro deste ano, quando a Anatel começará a bloquear os celulares piratas. Os modelos, chamados informalmente de XING-LING, terão ativação impedida nas redes das operadoras, funcionando por apenas 75 dias e com o usuário sendo notificado sobre isso, até o desligamento completo e banimento das redes de telefonia.

Os alertas começarão a ser emitidos por SMS a partir de 30 de Junho, periodicamente, com os primeiros desligamentos acontecendo pouco mais de dois meses depois. Entretanto, a mudança não afeta os aparelhos que já estão conectados às redes, já que a discussão sobre o que fazer com a base legada ainda está em andamento.

A medida atinge os aparelhos de segunda linha, normalmente fabricados por pequenas empresas chinesas, na tentativa de clonar o design de modelos como o iPhone ou o Samsung Galaxy S. Eles normalmente têm carcaça semelhante e até modificações no sistema operacional para se parecerem com os originais, mas passam longe disso em termos de funcionalidades e principalmente, qualidade, gerando até mesmo alguns riscos para os usuários. Além disso, n ão são certificados pela Anatel, requisito indispensável para qualquer produto de telecom em operação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad