NEWS

Post Top Ad



14 de janeiro de 2017

Mundo - Curiosidade !!! Grande incêndio pode ter sido a causa do naufrágio do Titanic (Veja foto)

Afinal, quem foi o responsável pelo naufrágio do Titanic? Nos últimos 100 anos, um iceberg foi o grande vilão desta trágica história, que vitimou 1,5 mil pessoas. Recentemente, novos registros históricos mostram que um grande incêndio no interior da embarcação, dias antes de sua partida, foi fundamental para enfraquecer o casco e causar a tragédia.
Segundo o jornalista e especialista em Titanic, Senan Malony, uma fotografia descoberta recentemente comprova a história de um grande incêndio no interior do navio, dias antes de sua viagem inaugural.
Após estudos, Malony concluiu que a mancha preta retratada na rara foto do Titanic, clicada ainda no estaleiro de Belfast, na Irlanda, é de fato de um incêndio que foi encoberto de passageiros e autoridades na época do naufrágio. A imagem também foi analisada por outros peritos que confirmaram que as marcas pretas são de um grande incêndio.
A mancha com aproximadamente nove metros de comprimento estava localizada a estibordo da embarcação (lado direito do casco) e indica que um incêndio de grandes proporções atingiu o local dias antes do navio partir rumo a Inglaterra, onde iniciou sua viagem inaugural. As altas temperaturas, que atingiram até 1.000ºC, tem capacidade de enfraquecer o aço do navio diminuindo até 75% de sua resistência a impactos.
Para esconder a enorme mancha dos 2,5 mil passageiros e curiosos que foram visitar o Titanic no cais de Liverpool, na Inglaterra, a embarcação foi estacionada com o lado do casco danificado voltado para o mar. A manobra dificultou a visão dos danos causados pelo incêndio no navio.
Entre as principais evidências que colocaram o incêndio entre as causas da tragédia é que o lado do casco que colidiu com o iceberg é o mesmo que possui as marcas do incêndio. O fogo teve início num enorme reservatório de carvão próximo a sala das caldeiras nº 6 e foi mantido sob controle pelos funcionários do Titanic, mas ainda assim atingiu altíssimas temperaturas fragilizando o aço do casco da embarcação.
O caso do incêndio não é uma novidade, mas apenas agora foi investigado de forma mais detalhado com a nova imagem que havia sido esquecida com o tempo. A pesquisa não conseguiu afirmar se o impacto do Titanic com o iceberg, sem o enfraquecimento do casco devido ao incêndio, seria suficiente para causar o naufrágio do épico transatlântico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad