NEWS


16 de fevereiro de 2026

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO A PRESTAR SERVIÇO COMO VIGIA EM ESCOLA NO SUL DA BAHIA

 

Antônio Prado, ex-prefeito de Pau Brasil, tornou-se conhecido nacionalmente neste final de semana por causa de uma condenação aplicada pela justiça. O político está prestando serviço comunitário e tornou-se vigia de uma escola da rede pública depois de ser punido por irregularidades ocorridas em um processo de licitação quando era gestor no município sul-baiano.


A justiça condenou Antônio Prado a três anos de prisão e o pagamento de multa no valor de R$ 324 mil, em 24 parcelas. O dinheiro deve ser depositado mensalmente numa conta judicial do município de Pau Brasil. Já condenação de três anos de prisão foi convertida em 730 horas de trabalho comunitário. O ex-prefeito começou a cumprir a pena há um mês, quando iniciou o trabalho como vigia.



Antônio Prado trabalha como vigilante no Centro Educacional Maria Santana, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, somente aos domingos, das 13 às 20. Com isso, não tem contato com estudantes nem com profissionais da unidade escolar. Cabe ao município de Pau Brasil fiscalizar o cumprimento da pena estabelecida pela justiça.


De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia, em 2008, na gestão de Antônio Prado, a Prefeitura de Pau Brasil pagou, sem licitação, R$ 125 mil à empresa Petrolife. O processo de licitação teria ocorrido somente depois do pagamento feito, o que levou MP-BA a ingressar com uma ação criminal em 2010. A sentença saiu mais de 15 anos depois.