O Carnaval de Salvador vai ficar ainda maior em 2027. O prefeito Bruno Reis anunciou nesta terça-feira (17), último dia oficial da festa de 2026, que a capital baiana passará a contar com 13 dias consecutivos de programação, ampliando o calendário da maior festa de rua do planeta.
A mudança acontece por conta do encaixe da tradicional Festa de Iemanjá dentro da programação carnavalesca. Para acomodar o novo formato, a abertura do pré-Carnaval será antecipada e o Pipoco, comandado por Léo Santana, passará a abrir oficialmente a sequência de eventos.
“Na prática, teremos um dia a mais de folia por conta da Festa de Iemanjá. Nós vamos antecipar o Pipoco para sexta-feira. Marque aí na sua agenda”, destacou o prefeito durante entrevista à TV Bahia, reforçando o anúncio também nas redes sociais.
Nova abertura do pré-Carnaval
Com a mudança, o tradicional Furdunço deixa de ser o primeiro evento da agenda. Em 2027, quem dá o pontapé inicial na maratona será o Pipoco de Léo Santana, levando o “Baile da Santinha” para as ruas já no fim de janeiro.
A reorganização mantém os eventos já consagrados pelo público, mas altera a ordem e amplia a sequência de festas, incluindo oficialmente a Festa de Iemanjá dentro do calendário momesco.
Como fica o calendário do Carnaval de Salvador 2027
Confira a nova ordem da folia:
Sexta-feira (29/01) – Pipoco de Léo Santana
Sábado (30/01) – Furdunço
Domingo (31/01) – Fuzuê
Segunda-feira (01/02) – Melhor Segunda-feira do Mundo, com Xanddy
Terça-feira (02/02) – Festa de Iemanjá
Quarta-feira (03/02) – Habeas Copos
Quinta-feira (04/02) – Abertura oficial do Carnaval
Sexta-feira (05/02) – Segundo dia oficial
Sábado (06/02) – Terceiro dia oficial
Domingo (07/02) – Quarto dia oficial
Segunda-feira (08/02) – Quinto dia oficial
Terça-feira (09/02) – Último dia oficial
Quarta-feira (10/02) – Quarta-feira de Cinzas

