NEWS



14 de janeiro de 2026

EX-PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA É O NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

 

O ex-procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele substitui o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na semana passada. A confirmação do nome do baiano de Salvador ocorreu logo depois de reunião, no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (13), com a participação do então ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto.

Wellington César vinha atuando como advogado-geral da Petrobras. Antes, ocupou o cargo de secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República do atual governo. Foi ministro da Justiça no Governo Dilma Rousseff, procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia e procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos.

Wellington César possui Mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e integralizou os créditos do Doutorado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha/Espanha). Além disso, atuou como professor de Direito Penal em cursos de Graduação e Pós-Graduação.




Estão subordinados ao Ministério da Justiça a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional. Esta última é acionada para operações especiais para reforçar a segurança pública em situações de crise nos estados.

O Ministério da Justiça vinha sendo ocupado interinamente pelo jurista ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto, que deve seguir como Secretário Executivo, o número dois da pasta. Atualizado às 7h27min (14.jan) para acréscimo de informação.