Doze cursos de Medicina na Bahia receberam notas 2 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed 2025). Conforme os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (19), 26 instituições de ensino Superior foram avaliadas no estado e, entre as doze que ficaram abaixo da média, que varia entre 1 e 5, apenas uma é pública.
As instituições que alcançarem conceito 1 ou 2 no exame poderão sofrer sanções. Cursos avaliados com conceito 2 terão redução de vagas para novos ingressos, enquanto os que receberem conceito 1 terão o ingresso de novos estudantes totalmente suspenso.
Ao todo, 4 cursos obtiveram a nota máxima (5); 7 ficaram com nota 4; 3 receberam nota 3 (satisfatória) e quase metade, ou seja, 12 das avaliadas ficaram abaixo da média (com notas entre 2 e 1), indicando que a maior concentração está nas faixas intermediária e baixa de avaliação.
Confira a lista de universidades com as menores notas na avaliação:
Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras - Barreiras;
Centro Universitário Unime - Lauro de Freitas;
Centro Universitário Zarns - Salvador;
Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - Eunápolis;
Faculdade AGES de Medicina de Irecê - Irecê;
Faculdade Estácio de Juazeiro - Juazeiro;
Faculdade AGES de Medicina - Jacobina;
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna - Itabuna;
Faculdade Estácio de Alagoinhas - Alagoinhas;
Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis - Eunápolis;
Universidade Federal do Sul da Bahia - Teixeira de Freitas;
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista - Vitória da Conquista
O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Os resultados individuais dos estudantes participantes foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025.
Em declaração, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o MEC aplicará penalidades aos cursos com notas 1 ou 2. Instituições que persistirem abaixo da média por mais de uma avaliação podem enfrentar o fechamento dos cursos, suspensão total ou parcial da entrada de novos estudantes; impedimento da ampliação de vagas; bloqueio de novos contratos do Fies; e Suspensão da participação no Prouni.
No caso da Bahia, a única universidade federal com a avaliação abaixo da média foi a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), em Teixeira de Freitas.

