NEWS


24 de janeiro de 2026

CONSELHO DA PAZ: TRUMP RECEBE 'NÃO' DE PAÍSES E LULA SE POSICIONA

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou, nesta quinta-feira, 22, o “Conselho da Paz” Aproximadamente 60 países foram convidados a participar da iniciativa, desses, 23 já aceitaram e seis rejeitaram. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se posicionou sobre a inciativa criada por Trump.



Nações mais ligadas a Donald Trump, como Argentina e Israel foram os primeiros a anunciar a adesão ao conselho. Porém, outros países europeus veem a iniciativa com olhos de preocupação.




Até o momento, o único país que teve o convite cancelado por Trump foi o Canadá, a decisão foi anunciada pelo próprio presidente americano após uma troca de alfinetadas com o primeiro-ministro canadense , Mark Carney, no Fórum Econômico Mundial.




Posicionamento de Lula

Nesta sexta-feira, 23, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mundo atualmente vive um “momento muito crítico” do ponto de vista político e disse que a Carta da ONU está sendo “rasgada”.



Somado a isso, ele criticou a criação do Conselho da Paz de Donald Trump.




“Em vez de corrigir a ONU, como a gente reivindica desde 2003, com a entrada de novos países — como México, Brasil e países africanos — o que está acontecendo é que o presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU, como se ele sozinho fosse o dono da ONU”, disse Lula.



Veja os países e sua relação com o Conselho da Paz
Países que aceitaram
Armênia
Arábia Saudita
Argentina
Azerbaijão
Bahrein
Belarus
Bulgária
Catar
Cazaquistão
Egito
Emirados Árabes Unidos
Hungria
Indonésia
Israel
Jordânia
Kosovo
Marrocos
Mongólia
Paquistão
Paraguai
Turquia
Uzbequistão
Vietnã


Países que recusaram
França
Noruega
Eslovênia
Suécia
Espanha
Alemanha


Países que estão analisando
Brasil
Reino Unido
China
Croácia
Itália
Rússia
Singapura
Ucrânia