NEWS


29 de janeiro de 2026

CEMITÉRIO CLANDESTINO É LOCALIZADO EM ITABELA DURANTE OPERAÇÃO POLÍCIAL

Uma área utilizada como cemitério clandestino foi identificada no município de Itabela na manhã desta quarta-feira (28), durante operação realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Sul) e recebeu o nome de “Operação Cemitério Clandestino”.


O local, localizado no povoado de São João do Monte, conhecido como Montinho, foi indicado durante investigações que tiveram início após ação policial realizada em 20 de janeiro. Na área, foram encontradas pelo menos três ossadas humanas, que foram recolhidas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e posterior devolução às famílias.


As investigações apontam que o local pode ter sido utilizado para ocultação de cadáveres, possivelmente de vítimas de execuções atribuídas ao chamado “tribunal do crime”. Levantamentos preliminares indicam a possibilidade de até dez corpos enterrados clandestinamente.


A operação de janeiro, conduzida pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin/1ª DT de Eunápolis) com apoio da Rondesp Extremo Sul e do 28º Batalhão da Polícia Militar, resultou na apreensão de armamentos, rádios comunicadores, aparelhos celulares, balaclava e vestimentas camufladas.


O local continuará sendo objeto de diligências investigativas, voltadas à localização, recuperação e identificação de outras possíveis vítimas, e as autoridades seguem em busca de outros locais que possam servir como cemitério clandestino.