NEWS

8 de janeiro de 2026

APLICAÇÃO DA VACINA DA DENGUE DO BUTANTAN COMEÇARÁ A PARTIR DO DIA 17

 

Na luta contra a dengue, o SUS iniciará a aplicação da vacina de dose única do Instituto Butantan em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), a partir de 17 de janeiro, e em Botucatu (SP), no dia 18. A meta é imunizar ao menos 50% da população dessas cidades, com foco em pessoas de 15 a 59 anos. Parte das 1,3 milhão de doses iniciais será usada nessa estratégia, segundo o Ministério da Saúde. As informações são da Agência Brasil.



O primeiro lote também atenderá profissionais da atenção primária nas unidades básicas de saúde. Com o aumento da produção, viabilizado por parceria entre o Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será ampliada gradualmente para todo o país, começando pelos mais velhos até alcançar o público de 15 anos. Atualmente, o SUS oferece outra vacina, em duas doses, para adolescentes de 10 a 14 anos.



Estudo divulgado pelo Instituto Butantan e publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas aponta que a vacina reduz a carga viral em pessoas infectadas, resultando em quadros menos graves, e mantém eficácia contra diferentes genótipos do vírus no Brasil. A pesquisa analisou 365 voluntários entre 2016 e 2021, em 14 estados, comparando vacinados e não vacinados.



A vacina foi aprovada pela Anvisa após cinco anos de acompanhamento de 16 mil voluntários. Em pessoas de 12 a 59 anos, apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% contra dengue grave e com sinais de alarme. (Ubatã Notícias)