Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (26/11), foi empossado a nova diretoria administrativa e conselheiros do Instituto Macuco Jequitibá, mantenedora da Casa de Cultura Jonas e Pilar de Buerarema. A eleição foi realizada em 8 de Setembro em chapa única, que por sua vez foi eleita por unanimidade pelos presentes, para o biênio 2025 / 2027.
Com a presença de autoridades de Buerarema, dentre elas o Prefeito Gel da Farmácia, os Secretários de Cultura - Isaac Neto e Assistência Social - Ângela Coelho, também representantes de entidades civis, membros da comunidade, tomaram posse:
Presidente - Cauan da Silva Dias
Vice-Presidente - Admilson Reis
Secretário - Lucas Rosário
Tesoureira - Cleide Jardim.
Com 12 anos de atuação ininterrupta em Buerarema, o Instituto Macuco Jequitibá tem um percurso marcado pela promoção da arte, do desenvolvimento cidadão e do cuidado ambiental. Ao longo dessa caminhada, o grupo fortalece a profissionalização de artistas e técnicos, amplia parcerias e projeta o nome da cidade de Buerarema para além da região cacaueira.
Durante a cerimônia de posse, foram apresentados a trajetória e planos para o próximo período, assim como foi aberto um espaço de diálogo com a comunidade. A programação se encerrou com uma apresentação teatral especial.
Durante a solenidade, o Prefeito Gel da Farmácia ressaltou a importância do Instituto e o desenvolvimento social, educacional e cultural do município. Em sua fala, Gel afirmou: - "O Instituto Macuco Jequitibá, tem um papel fundamental na preservação da nossa história e na valorização da cultura local. A Prefeitura continuará sendo parceira e estarei sempre empenhado em apoiar iniciativas que fortaleçam a cultura da nossa cidade".
O Secretário de Cultura - Isaac Neto, reforçou a importância da união entre a gestão pública, instituições e comunidade. Em seu pronunciamento, declarou: - "A cultura é um patrimônio vivo, que cresce quando é cuidada com responsabilidade e amor. O Instituto Macuco Jequitibá, representa esse compromisso, e a Secretaria de Cultura estará sempre ao lado de projetos que valorizem nossa memória, incentivem novos talentos e promovam o acesso da população às atitivdades culturais".
Finalizando, o presidente do Instituto Macuco Jequitibá - Cauan da Silva dias, destacou: - "É uma honra participar deste momento que reforça o compromisso com a preservação da nossa história e o incentivo à produção cultural local. O Instituto é um patrimônio vivo da nossa cidade, e a Casa de Cultura, continuará caminhando lado a lado, apoiando projetos, fortalecendo parceiras e promovendo oportunidades para que nossa cultura siga crescendo, florescendo e alcançando as novas gerações.



























