O número de pessoas que trabalham em veículos cresceu quase 50% na Bahia em dez anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que 250 mil pessoas tinham um veículo como local de trabalho em 2024 – um avanço considerável em relação a 2014, quando eram 168 mil.
O índice representa 5% dos baianos empregados no estado. No número, estão inclusos todos os tipos de motorista: caminhoneiros, motoristas de ônibus, de vans, táxis e aqueles que trabalham por aplicativos.
No último dia 11, foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis a Lei nº 9.887/2025, que obriga todos os motoristas de aplicativos que atuam em Salvador a instalar câmeras de segurança dentro dos veículos e gravar as viagens realizadas na capital baiana.
Conforme a nova legislação, as câmeras deverão ser instaladas na parte frontal interna do carro, com ângulo que permita captar imagens de todo o interior do veículo. As gravações começarão automaticamente no início da corrida e serão encerradas ao final do trajeto. O objetivo, segundo o texto, é aumentar a segurança de passageiros e motoristas. (Correio 24h)

