O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quarta-feira (19), um conjunto de três alertas meteorológicos distintos que cobrem quase todo o estado, com níveis de severidade que variam entre “Perigo” e “Perigo Potencial”, estendendo-se até a manhã e tarde do feriado desta quinta-feira (20).
Em conjunto os três alertas seguem desde a costa baiana em cidades como Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Cairu (sede de Morro de São Paulo) até no nordeste do estado, como em Uauá e Paulo Afonso. Além de muitas outras até a capital baiana e cidades em torno como Candeias, Madre de Deus e Mata de São João.
RISCO ALTO
O aviso de maior severidade (Grau: Perigo) é destinado à faixa litorânea com bandeira vermelha, abrangendo desde o Extremo Sul até regiões Recôncavo da Bahia e da Região Metropolitana de Salvador.
Vigência: 19/11 (15h) a 20/11 (18h).
Previsão: Chuva intensa entre 30 a 60 mm por hora ou acumulado diário de 50 a 100 mm.
Riscos Potenciais: Alto risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas urbanas com histórico de risco.
PERIGO POTENCIAL
Dois avisos de menor severidade (Grau: Perigo Potencial) com bandeira amarela, ambos indicando 'Chuvas Intensas', cobrem as demais regiões. O segundo e o terceiro alertas possuem previsões similares de intensidade: chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
— Aviso Geral (Abrangência Máxima):
Cobre quase toda a Bahia, exceto uma pequena área no extremo norte do estado (região de Juazeiro).
Vigência: 19/11 (09h05min) a 20/11 (10h).
— Aviso Regional (Nordeste Baiano):
Cobre especificamente partes do Nordeste baiano.
Vigência: 19/11 (16h) a 20/11 (06h).
Apesar de fortes chuvas, o instituto orienta que deve haver baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas. O Inmet reforça as orientações de segurança para a população nas áreas afetadas:
Evite o Mau Tempo: Não se exponha ou enfrente chuvas e ventos fortes desnecessariamente.
Encostas e Deslizamentos: Observe qualquer alteração ou movimentação nas encostas próximas.
Eletricidade: Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em casos de tempestade intensa ou ameaça de inundação.
Proteção de Pertences: Em situação de inundação iminente, proteja seus bens envolvendo-os em sacos plásticos.
Rajadas de Vento: Não se abrigue debaixo de árvores (risco de queda e raios) e não estacione veículos próximo a estruturas altas (torres, placas de propaganda).
Em caso de necessidade, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

