“Arrumar a casa”. Esse foi o discurso que levou o senador Rodrigo Paz à vitória nas eleições presidenciais da Bolívia, neste domingo (19). Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, ele encerra um ciclo de 20 anos de governos socialistas no país latino-americano.
Paz foi eleito com 54,5% dos votos, contra 45,4% de seu adversário, o ex-presidente Jorge Quiroga, de direita, segundo a contagem oficial do Supremo Tribunal Eleitoral. Embora seja o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz passou boa parte da infância e adolescência fora do país. Nascido na Espanha, viveu também no Chile, Peru e Panamá, entre outros lugares.
Formado em Economia, o novo presidente assume o desafio de conduzir a Bolívia em meio à maior crise econômica das últimas quatro décadas. De perfil liberal, ele defende a redução de impostos, a desburocratização e o corte de gastos públicos em várias áreas do governo.
Rodrigo Paz vem de uma tradicional família política. Além de seu pai, seu tio-avô, Víctor Paz Estenssoro, foi eleito presidente quatro vezes e é lembrado por ter implantado o voto universal e promovido a reforma agrária no país. Antes de chegar ao Palácio Quemado, o novo chefe do Executivo já exerceu os cargos de prefeito, deputado e senador.