Uma nova modalidade de golpe envolvendo suposta clonagem de voz por inteligência artificial tem assustado a população e mobilizado as autoridades de segurança pública brasileiras. Segundo informações preliminares, criminosos estariam captando trechos da fala das vítimas durante ligações telefônicas e usando ferramentas de IA para simular suas vozes em fraudes contra familiares e amigos.
Os golpes, que já estariam ocorrendo em São Paulo e no Rio de Janeiro, aparentemente são simples. No estado paulista, segundo informações da Polícia Civil, os criminosos usam chamadas ‘mudas’ – em que o telefone toca, mas ninguém fala – para gravar alguns segundos da voz da vítima no momento em que ela atende. As investigações indicam que poucas palavras são suficientes para simular a fala.
Já no Rio de Janeiro, os criminosos estariam fazendo ligações telefônicas, muitas das vezes, se passando por representantes de órgãos públicos e conduzindo a conversa com perguntas rápidas e simples com o objetivo de gravar trechos da voz da vítima.
Nos dois casos, com a obtenção do material/voz, eles estariam utilizando ferramentas de inteligência artificial para montar áudios falsos que imitam com alta fidelidade a pessoa gravada para aplicar outros golpes. (A Tarde)