NEWS

9 de agosto de 2025

PMS DE MAIS 10 UNIDADES DE SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA PASSAM A USAR CÂMERAS

 

Policiais militares de mais 10 unidades de Salvador e da região metropolitana da capital baiana (RMS) passaram a utilizar as Câmeras Corporais Operacionais (CCOs) a partir desta sexta-feira (8).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ferramenta será empregada pelos efetivos das: 16ª CIPM/Comércio; 18ª CIPM/Periperi; 19ª CIPM/Paripe; 26ª CIPM/Brotas; 41ª CIPM/Federação; 50ª CIPM/Sete de Abril; 58ª CIPM/Cosme de Farias; 81ª CIPM/Itinga – em Lauro de Freitas; 12° Batalhão em Camaçari; 22° Batalhão em Cajazeiras.

As câmeras são utilizadas também por equipes das polícias Civil e Técnica, durante cumprimentos de mandados e perícias em locais de crime.

O Corpo de Bombeiros passa por capacitação para emprego da ferramenta. Como não utilizam colete balístico, a corporação estuda a adaptação de um acessório na farda para aplicação do equipamento.

Na quinta-feira (7), o comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, afirmou no programa “Boa Noite, Bahia”, da Bahia FM, que acredita que cada policial deveria ter uma câmera acoplada na farda durante o serviço.


Imagens analisadas pelo MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou para a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA) 136 imagens de câmeras de segurança corporais usadas por policiais militares em ações operações ou abordagens realizadas no estado.

De acordo com o MP-BA, a quantidade de solicitações já quase ultrapassa o número de pedidos feitos em todo o ano de 2024, quando foram solicitadas 137 imagens. (G1)