Na manhã desta quarta-feira (27/08) a Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Poder Legislativo, promoveu um significativo ciclo de palestras do AGOSTO LILÁS, Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Presentes estavam, o Prefeito Gel da Farmácia, a Secretária de Saúde - Adriana Peixoto e demais secretários municipais, os vereadores Tibira Dias, Sayonara Ávila, Roseli, Joabson Kinho e o presidente da casa, vereador Geraldo Aragão. Também representantes da Polícia Militar "Ronda Maria da Penha - Itabuna", da Polícia Civil de Buerarema, da Advogada Andrea Peixoto e outras autoridades do município.
A abertura ficou marcada pela secretária de Saúde - Adriana Peixotno, que exibiu o vídeo "Hoje recebi flores", emocionando todos os presentes e reforçando a urgência da reflexão sobre a violência contra a mulher. Em seguida, Adriana também apresentou o sinal internacional feito pelas mulheres para pedir ajuda em casos de violência, fortalecendo a mensagem de prevenção e acolhimento.
O evento contou ainda com a participação da vereadora Sayonara Ávila, que apresentou seu projeto de lei que institui, em Buerarema, a campanha "Agosto Lilás". A lei estabelece oficialmente o mês dedicado à prevenção e conscientização pelo fim da violência contra a mulher no município.
Comovido pelo vídeo de abertura, o prefeito Gel da Farmácia trouxe uma fala sensível sobre a importância de um olhar mais atento e humano do poder público diante dessa causa, reforçando o compromisso da gestão com políticas que protejam e acolham as mulheres.
Na sequência, a programação foi composta por palestras de especialistas:
- Cleriston Spinola, "Escrivão da Polícia Civil e Coordenador do Cartório da Delegacia Territorial de Buerarema", falou sobre: Perfil da violência contra a mulher no município de Buerarema.
- Subtenente Ângela Maria "Comandante da Ronda Maria da Penha em Itabuna", falou sobre: Aplicabilidade da Lei Maria da Penha e os desafios nos municípios sem a Ronda.
- Andrea Peixoto "Advogada e presidente da Comissão da Mulher da OAB/Itabuna", falou sobre: Reflexões sobre políticas públicas e a defesa jurídica das vítimas.
- Daniele Sotero, Psicóloga, falou sobre: "Impacto da violência contra a mulher na saúde mental".
- Gislane Lessa, Assistente social e técnica do CREAS, falou sobre: "Conduta frente aos casos de agressão contra a mulher".
O evento teve forte participação, com participação marcante dos vereadores que apoiaram e prestigiaram a iniciativa. O cliclo de palestras deixou uma mensagem clara: enfrentar a violência contra a mulher é responsabilidade de todos. E quando Executivo, Legislativo e sociedade civil caminham juntos, a transformação se torna possível.