A Câmara Municipal de Vereadores de Buerarema, realizou nesta terça-feira (01/07) uma audiência pública no Projeto de Assentamento P.A Itararé, com o objetivo de ouvir as demandas da zona rural para a revisão da Lei Orgância do Município. "A audiência aconteceu logo após o evento técnico do Dia do Campo, onde e um delícioso almoço foi servido a todos os presentes pelo Legislativo".
A audiência reuniu moradores, agricultores, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais. Pelo Legislativo estavam presentes os vereadores: Tibira Dias, Sayonara Ávila, Joabson Kinho, Roseli, Neide de Adelson, Roque Borges, Zezinho e o presidente da casa, o vereador Geraldo Aragão. Pelo Executivo, o prefeito Gel da Farmácia, a vice prefeita Thaiane Pereira, secretários e servidores municipais.
A escuta popular no campo reforça o compromisso dos edis com uma moderna lei orgânica. Temas como acesso á água potável, regularização fundiária, fortalecimento da agricultura familiar, estrada e transportes escolar, segurança e infraestrutura rural, foram amplamente debatidos.
O Presidente Geraldo Aragão, destacou a importância de levar o debate além da sede municipal. - "A revisão da Lei Orgância não pode ser feita apenas nos gabinetes. É nas comunidades que estão as reais demandas. Essa escuta no P.A. Itararé é fundamental para que o campo tenha voz ativa e seja respeitado no novo texto legal do nosso município", afirmou Aragão.
Presente na audiência, o prefeito Gel da Farmácia também ressaltou o valor da participação popular e o papel estratégico do campo para o desenvolvimento de Buerarema. - "O povo do campo tem um papel essencial na economia e na agricultura do nosso município. É contribuindo com ideias e propostas para uma lei Orgância que represente todos. Estamos aqui para ouvir, acolher e construir juntos", pontuou o gestor.
A vice prefeita Thaiane Pereira, todos os vereadores e diversas pessoas e representantes da comunidade local, também falaram e abordaram suas opiniões sobre o tema debatido. Sem dúvida, todos enriqueceram ainda mais a audiência pública nesta região.
A audiência no P.A. Itararé faz parte de um calendário de encontros promovidos pela Câmara Municipal e representa um marco no fortalecimento da democracia local. Todas as sugestões colhidas serão analisadas pela comissão responsável pela revisão da lei Orgância e poderão ser incorporadas à nova redação.