NEWS



7 de março de 2025

COM ALTA NO PREÇO DOS ALIMENTOS, GOVERNO FEDERAL ANUNCIA INSENÇÃO DE IMPOSTOS PARA PRODUTOS ESSENCIAIS

 

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (6) um pacote de medidas para reduzir o preço dos alimentos ao consumidor final. A decisão foi tomada após reuniões com empresários, produtores, agricultores e representantes do setor produtivo, e inclui a isenção de impostos de importação sobre itens considerados essenciais.

 

Entre os produtos que terão imposto de importação zerado estão café, azeite, açúcar, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, macarrão e carnes. 

 

O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e Dario Durigan (secretário-executivo da Fazenda).

 

“São medidas para reduzir preços, para favorecer o cidadão e a cidadã, para que ele possa manter o seu poder de compra, possa ter a sua cesta básica com preço melhor. Isso também acaba estimulando o setor produtivo e o comércio. Todas elas são medidas, desde regulatórias até medidas tributárias, em que o governo está deixando de arrecadar, abrindo mão de imposto para favorecer a redução de preço”, afirmou Alckmin.

 

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

No campo regulatório, o governo decidiu ampliar por um ano a validade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para todo o território nacional. A medida permite que produtos como leite fluido, mel e ovos, já certificados por inspeções municipais, sejam comercializados em todo o Brasil.

 

“Vamos, por um ano, dar os efeitos do SIM para todo o território brasileiro. Então, aqueles produtos que já não correm nenhum risco de precarização sanitária – sem nenhum risco à qualidade dos alimentos – a gente vai dar esse efeito”, explicou o ministro Carlos Fávaro. Ele destacou que a iniciativa visa aumentar a competitividade e as oportunidades para a agricultura familiar.