A Polícia Federal disponibilizou um helicóptero e drones para auxiliar nas buscas pelos fugitivos Penitenciária Federal em Mossoró (RN). A aeronave com os equipamentos partiu de Brasília para o Rio Grande do Norte na manhã desta quinta-feira (15).
O envio ocorreu horas após o interventor Carlos Luis Vieira Pires ser nomeado para administrar o presídio. O interventor é policial penal federal e já está no Rio Grande do Norte. O interventor assumirá por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que anunciou o afastamento da direção da penitenciária na noite de ontem.
A PF também foi orientada a colocar os nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e a incluí-los no Sistema de Proteção de Fronteiras.
As Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) também foram acionadas para colaborarem com os esforços de localização e prisão dos foragidos. O grupo congrega as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada.
A fuga dos detentos foi constatada na manhã desta quarta-feira (14) por agentes federais. A ocorrência foi confirmada pelo governo do Rio Grande do Norte. Eles escaparam após pular um alambrado na unidade prisional, segundo agentes que analisaram imagens do local.