NEWS

Post Top Ad

23 de janeiro de 2024

Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado em fazenda do RS

Recentemente, foi encontrado em meio às rochas de uma fazenda do município de Rosário do Sul, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, um fóssil que pode mudar muito do que se sabe não só sobre a evolução das espécies, como até mesmo a compreensão da evolução do supercontinente Pangeia até os dias de hoje. Identificado como sendo "mais antigo que os dinossauros", o fóssil era o crânio de um antigo anfíbio gigante.

Analisado por pesquisadores do Laboratório de Paleobiologia do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), os estudiosos apontam que a descoberta aponta uma possível conexão entre a fauna dos pampas gaúchos e da Rússia, o que levanta dúvidas sobre o que se sabia sobre o movimento da Pangeia.

Segundo o G1, os restos mortais do anfíbio foram localizados em agosto de 2022 e, após uma longa etapa de análise e datação, foi concluído que aquele animal teria vivido há cerca de 250 milhões de anos, no início do Período Triássico. A espécie foi chamada de Kwatisuchus rosai — "Kwai" sendo uma referência em Tupi ao seu focinho comprido, e "rosai" uma homenagem ao paleontólogo Átila Stock Da-Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria, pioneiro na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário