NEWS

Post Top Ad



16 de maio de 2023

CEPLAC ENTREGA PARA PRODUÇÃO COMERCIAL BIOINSUMO DO CONTROLE DA VASSOURA-DE-BRUXA

 

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) entregou para empresa BioFungi a produção comercial do bioinsumo Tricovab (Trichoderma stromaticum). Essa foi a primeira tecnologia licenciada pela Ceplac para o controle da vassoura-de-bruxa do cacaueiro, doença causada pelo fungo moniliophthora perniciosa, responsável por graves prejuízos nas lavouras de cacau da Bahia e do Espírito Santo.




De acordo com a Ceplac, quando utilizado de forma correta, a eficiência do Tricovab pode chegar a 87% no controle dessa praga. O bioinsumo é resultado de estudos desenvolvidos pela equipe da Coordenação-Geral de Pesquisa e Inovação do órgão, comandada pelo engenheiro agrônomo José Marques Pereira. Tricovab pode ser usado na produção tanto de cacau convencional quanto de cacau orgânico.




Segundo a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, o momento representa muito para o produtor, que poderá contar com um fungicida natural e eficaz para o controle de uma praga que assolou as plantações de cacau em diferentes regiões. “O Tricovab sai da prateleira da pesquisa para auxiliar milhares de cacauicultores neste país”, ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad