NEWS

Post Top Ad


27 de abril de 2023

Satélite de internet com maior capacidade do mundo deve ser lançado nesta quarta

 

A empresa de telecomunicações Viasat planeja lançar nesta quinta-feira (27) um satélite de internet com 1 terabit por segundo (Tbps), a maior capacidade do mundo. O ViaSat-3, como é chamado, é um conjunto de três satélites que levarão conexão para praticamente qualquer local do planeta.




O objetivo era enviar o equipamento nesta quarta (26). Mas segundo a SpaceX, empresa responsável pelo lançamento do satélite, as condições climáticas para hoje estão 50% favoráveis".




O primeiro satélite vai cobrir as Américas e, de acordo com a empresa, começará a operar no Brasil no segundo semestre. No futuro, serão lançados um para cobrir Europa, Oriente Médio e África, e outro para a região Ásia-Pacífico. Confira os principais pontos sobre o ViaSat-3.




📈 Tem a maior capacidade de tráfego do mundo, podendo atingir 1 Tbps em cada uma das três unidades;

🛰️ É o mais leve já produzido pela Viasat, com algo entre 5,6 e 6 toneladas;

📏 Tem 50 metros de comprimento, cerca de metade de um campo de futebol;

📡 Voltado para a área rural, poderá oferecer velocidade de download de 100 Mbps;

🌎 Ficará a cerca de 36.000 quilômetros da Terra, e cada um cobrirá cerca de um terço do globo;

🚀 Será lançado pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk

⌚ Tem previsão de operar durante 15 anos;

📅 Deve entrar em operação no Brasil no segundo semestre de 2023.




Como será o lançamento?
O lançamento está previsto para acontecer por volta das 20h30 (horário de Brasília) em uma base no Cabo Canaveral, na Flórida. O satélite será levado ao espaço pelo Falcon Heavy, nave da SpaceX que é usada desde 2018, quando levou um carro ao espaço – a empresa de Musk tem seu próprio serviço de internet via satélite, a Starlink.




Segundo a Viasat, após se desprender do foguete, o satélite fará a implantação de seus painéis solares e, então, se posicionará na órbita terrestre. Depois dessas etapas, é possível lançar o serviço para os consumidores.




O segundo satélite será lançado pela Atlas V551, nave da United Launch Alliance, empresa criada pela Lockheed Martin e a Boeing, em uma missão prevista ainda para 2023. O parceiro e a data do terceiro lançamento ainda não foram definidos.





O que muda com o novo satélite?
A principal novidade é a capacidade de tráfego, já que cada um dos três satélites suporta até 1 Tbps. Como comparação, o ViaSat-2, de 2017, tem cerca de um quarto dessa capacidade, podendo chegar a 260 gigabits por segundo (Gbps). Já o ViaSat-1, de 2011, alcança 140 Gbps.




Enquanto o ViaSat-3 cobrirá praticamente todo o planeta, seus antecessores atingem áreas menores. O ViaSat-2 atende à América do Norte, à América Central e o Caribe, enquanto a primeira geração é destinada para os Estados Unidos e o Canadá.




Outra vantagem é a possibilidade de destinar a capacidade de tráfego para onde há mais demanda, por meio dos "beams" (ou feixes de sinal) dinâmicos. Hoje, a maioria dos satélites utiliza "beams" fixos, isto é, a capacidade é definida antes do lançamento.




"Com os 'beams' fixos, você determina na construção do satélite onde vai alocar a capacidade e corre um risco de, depois, ter muita demanda e pouca capacidade em um lugar, e vice-versa", explica o diretor-geral da Viasat Brasil, Leandro Gaunzser.


Post Top Ad