NEWS

Post Top Ad



3 de abril de 2023

Pela 1ª vez, Nasa terá um homem negro e uma mulher como astronautas em missão à Lua

 

A Nasa, a agência espacial norte-americana, revelou nesta segunda-feira (3) os nomes dos quatro astronautas da missão Artemis II que voarão ao redor da Lua em 2024.




Os escolhidos foram:

Jeremy R. Hansen - função: especialista de missão; é um coronel da Força Aérea Real Canadense e o primeiro canadense escolhido para um voo para a Lua;
Victor Glover - função: piloto; é um aviador da Marinha dos EUA e veterano de quatro caminhadas espaciais;
Christina Hammock Koch - função: especialista de missão; ela é uma engenheira que já detém o recorde de voo espacial contínuo mais longo por uma mulher e fez parte das três primeiras caminhadas espaciais femininas da Nasa;
Reid Wiseman - função: comandante, é ex-piloto de caça da Marinha dos EUA.
São três homens e um mulher. Entre eles, um homem negro. A astronauta Christina Hammock Koch será a primeira mulher que irá para uma missão ao redor da Lua organizada pela Nasa. Já Victor Glover será o primeiro homem negro.




Esta tripulação também será a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, há mais de meio século.




Porém, desta vez, esses astronautas ainda NÃO vão pousar no satélite natural. Todos os três astronautas da Nasa escolhidos para a missão Artemis 2 são veteranos de expedições anteriores a bordo da Estação Espacial Internacional. O canadense Hansen é um novato em voos espaciais, de acordo com a agência Reuters.




Por enquanto, segundo fontes da agência espacial ouvidas pela AFP, a data de lançamento é esperada para novembro de 2024. As estimativas anteriores apontavam para o começo do ano, mas por causa dos diversos atrasos da primeira missão, essa é uma data mais realista.




Os quatro astronautas decolarão no foguete SLS da Nasa - o mais poderoso do mundo - e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete. A cápsula se desprenderá uma vez no espaço e os levará para a Lua, mas sem pousar.




“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação da Artemis II – serão os primeiros seres humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, do NASA Johnson Space Center.




“Esta missão abre caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresenta novas oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias acadêmicas e a Geração Artemis", acrescentou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad