NEWS

Post Top Ad



28 de janeiro de 2022

Polícia prende Tio Comel, considerado o maior clonador de carros do Rio

 

Policiais civis prenderam o traficante Thiago Fernandes Virtuoso, conhecido como "Tio Comel", na manhã desta sexta-feira (28) no Morro do Turano, na Zona Norte do Rio. Segundo a polícia, ele é o maior ladrão e clonador de carros do Rio de Janeiro e responsável pela encomenda de veículos importados que culminou com a morte do médico na Barra da Tijuca, Cláudio Marsili, em outubro de 2021.

Comel, de 35 anos, foi preso por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), que desde cedo fazem uma operação na comunidade. A ação contou com apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Ele estava foragido, com 10 mandados de prisão. Considerado o principal alvo da especializada, ele é investigado pelo crime de adulteração de automóvel, com pena prevista de 3 a 6 meses de prisão.


Flir, câmera especial, ajudou na localização
O governador Cláudio Castro fez um post no Twitter sobre a prisão e disse que um novo equipamento, chamado de Flir, foi utilizado durante a ação da polícia nesta manhã.

O equipamento faz imagens a partir de um helicóptero da própria polícia. É uma câmera termográfica que tem alcance de cinco mil metros e é capaz de identificar criminosos escondidos, à noite ou no escuro, pelo calor do corpo e dos armamentos em utilização.

"A @PCERJ , com a utilização do recém-comprado equipamento Flier e sem disparar tiros, acaba de prender Thiago Fernandes Virtuoso (Comel), no Turano. O maior clonador de carros do RJ é também responsável pela encomenda de veículos importados e pela morte do médico Cláudio Marsili."

Quem é Tio Comel

Thiago Fernandes Virtuoso, 35 anos, o Tio Comel, é considerado o maior especialista em clonagem do estado. Atualmente, se dava ao luxo de não ir mais para a rua para assaltar, mas tem extensa folha criminal com 48 anotações e 5 prisões.

Entre os 10 mandados prisão em aberto contra ele, estão os crimes de tráfico de drogas, roubo majorado e organização criminosa.

Criado no Rio Comprido, bairro da Zona Norte que abriga o Morro do Turano, ganhou sua primeira anotação criminal aos 18 anos, por tentativa de homicídio.

A última é de março de 2021, por roubo majorado, na área da 19ª DP (Tijuca), também na Zona Norte, próxima ao Turano. Antes chegar à clonagem de carros, ainda chefiou quadrilha de saidinha de banco.



Escalada no mundo do crime
2004 – Aos 18 anos, ganha a primeira anotação criminal por tentativa de homicídio;
2008 – É processado por disparo de arma de fogo e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e outros;
2009 – É processo por receptação, mas é absolvido;
2012- É preso e condenado por roubo e cumpre pena até agosto de 2014;
2014- De volta às ruas, se especializa em crime conhecido como saidinha de banco. É preso em novembro de 2014;
2015 – Cumpre pena no presídio Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3) até dezembro de 2015. Nunca mais voltou ao sistema prisional.
Clonagem em até quatro horas

Comel se tornou um especialista em clonagem e virou referência para bandidos que querem repassar o produto de seus roubos. Segundo fontes da polícia, o nível de especialização é tão avançado, que o criminoso conseguiria clonar um carro inteiro – inclusive com alterações no chassi e motor -, em quatro horas.

Como a clonagem acontece:

entrega do carro roubado no Morro do Turano;
remarcação do chassi, motor e vidros do veículo de modo que não deixe a adulteração aparente. Alguns criminosos usam até laser para que a modificação fique a mais perfeita possível;
produção de um documento (geralmente falso) para o “novo veículo” e colocação de uma placa igual a de um automóvel do mesmo modelo;
anúncio do carro clonado em sites de venda com preços abaixo do valor de mercado. Modelos avaliados em R$ 150 mil saem por R$ 100mil, por exemplo;
preferência é pela venda dos clones em outros estados e até país (alguns são levados para o Paraguai) para dificultar uma possível investigação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad