NEWS

Post Top Ad



31 de janeiro de 2022

Bahia: TRE recebe 1º lote das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia acaba de receber do Tribunal Superior Eleitoral o primeiro lote de urnas eletrônicas, modelo 2020, que serão utilizadas nas Eleições Gerais, em 2 de outubro. No Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA desde às 7h30 da manhã desta segunda-feira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Roberto Frank, celebrou a chegada dos novos equipamentos e recebeu o total de 600 urnas junto com servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

Em dezembro de 2021, o presidente do TRE-BA esteve na fábrica de Ilhéus, junto com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, em visita técnica para acompanhar a fabricação dos equipamentos. Esta é a segunda vez que urnas eletrônicas são fabricadas na Bahia. “Essas urnas de modelo novo são mais acessíveis, além de serem um produto genuinamente nacional, fabricado em Ilhéus, para orgulho de todos os baianos”, disse o presidente Roberto Frank.

A nova urna eletrônica, modelo 2020, conta com novo design, teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED e o terminal do mesário passa a ter uma tela sensível ao toque, além de um leitor de identificação biométrica com maior área de captura.

As urnas de novo modelo corresponderão a um total de 36% dos votos nas eleições de 2022, o que representa cerca de 3 milhões e 500 mil votos nos novos equipamentos. Para o presidente do TRE-BA, “com este número, somado aos votos nas demais urnas, realizaremos Eleições Gerais com uma certa tranquilidade, já que a Bahia passará a ter 41.491 urnas”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad