NEWS

Post Top Ad



5 de junho de 2021

GOVERNADORES DO NORDESTE ESTUDAM APLICAR SPUTNIK V EM POUCAS CIDADES

O  presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou neste sábado (5) que os governadores do Nordeste estudam concentrar as primeiras doses da vacina Sputnik V em uma cidade de cada Estado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (4), com restrições, o pedido de importação excepcional do imunizante, além da vacina Covaxin.

Segundo Dias, a ideia é reproduzir o mesmo experimento realizado no município de Serrana (SP) pelo Instituto Butantan, para verificar a eficácia da vacina Coronavac. “A ideia é ter esse monitoramento acompanhado pela Anvisa e pela ciência, por nossos cientistas. A ideia que a gente discutiu hoje é de, provavelmente, escolher cidades”, disse.

Piauí, deve ficar 64 mil doses do total autorizado para seis estados nordestinos. “Vamos escolher uma cidade que tenha mais ou menos 32 mil pessoas para vacinar. Vamos aplicar a primeira e a segunda dose, como foi feito em Serrana, acompanhado pelo Butantan. E assim, cada um dos Estados. É mais ou menos essa a ideia”, disse Wellington.

Caso a ideia seja realmente colocada em prática, na Bahia as doses podem ser destinadas para um município com 150 mil pessoas na espera de imunização.  Isso porque, de acordo com a autorização da Anvisa, o estado pode importar e aplicar somente 300 mil doses da Sputnik V.

A Anvisa autorizou a importação excepcional e temporária de doses da Sputnik V feita pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí, além da vacina indiana Covaxin. A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. Com informações do G1 e O Globo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad