NEWS

Post Top Ad



15 de janeiro de 2021

Nove pacientes de Manaus com Covid chegam a Teresina; dois vão para a UTI

 

Teresina recebeu às 11h45 desta sexta-feira (15) nove pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. A maioria é homem, com menos de 60 anos e sem comorbidades, segundo a médica Ana Tecla, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os primeiros pacientes chegaram às 12h10 ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o diretor do HU, Paulo Márcio Nunes, dois pacientes foram direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Havia 11 ambulâncias e 28 profissionais à espera dos pacientes no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, onde pousou o avião da Força Aérea Brasileira com os pacientes.

A capital amazonense já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio.

A previsão inicial era de que a cidade recebesse 30 pessoas com Covid mas, segundo Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a dificuldade para conseguir oxigênio para o traslado de pacientes impediu, no momento, a transferência prevista anteriormente. A aeronave partiu às 10h do Amazonas.

Ele disse ainda que, na mesma aeronave que trará os pacientes e retornará a Manaus, Teresina enviará de volta os cilindros de oxigênio recarregados, para ajudar a capital amazonense no suporte aos pacientes que ficaram lá.

A FMS informou que as equipes responsáveis por receber os pacientes estão a postos. São uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, que irão transportar os pacientes até o HU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad