NEWS

Post Top Ad



24 de julho de 2020

Mundo - Fechamento de consulados, acusação de roubo de vacina, TikTok, disputas tarifárias: relembre tensões EUA-China

A determinação dos Estados Unidos em 22 de julho de fechamento do consulado da China na cidade de Houston, no Texas, e a consequente ordem de Pequim em 24 de julho para fechar o consulado norte-americano na cidade de Chengdu, no sudoeste do país asiático, são o mais recente desentendimento entre os dois países. A ofensiva mútua é parte de uma série de disputas econômicas e políticas que têm ocorrido nos últimos anos e meses entre as duas potências.

As tensões aumentam quase diariamente, e especialistas chegam a falar em uma "nova Guerra Fria" desde que administração do presidente Donald Trump se tornou mais agressiva com os chineses. Os estudiosos veem diferenças históricas importantes na comparação com a disputa entre os EUA e a União Soviética do pós-Segunda Guerra, mas acreditam que Estados Unidos e China estão entrando em território perigoso.
Relembre desentendimentos recentes entre os dois países:

Fechamento de consulados

Em 22 de julho, os Estados Unidos determinaram o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas, no prazo de até 72 horas. O Departamento de Estado americano afirmou que a medida tinha o objetivo de proteger a "propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos", um dia após denúncia de que hackers chineses tentaram roubar informações sobre a vacina para Covid-19. Pequim considerou a medida "sem precedentes" e , dois dias depois, em 24 de julho, determinou o fechamento do consulado norte-americano em Chengdu, sudoeste do país asiático.

esta terça-feira (21), o Departamento de Justiça norte-americano denunciou dois hackers chineses suspeitos de roubar informações sobre projetos de vacinas para Covid-19. Os acusados trabalhavam para o Ministério da Segurança de Estado da China, segundo a promotoria norte-americana. O presidente dos EUA, Donald Trump, já culpou a China pela pandemia de Covid-19. Ele se refere ao Sars-Cov-2 como “o vírus chinês”. Os dois países fazem parte de uma corrida mundial para desenvolver primeiro vacinas que combatam a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad