NEWS

Post Top Ad



19 de março de 2020

ITABUNA - CONFIRMA PRIMEIRO CASO DO NOVO CORONAVÍRUS

Maior município do sul da Bahia, Itabuna confirmou, nesta tarde de quinta (19), o primeiro caso de paciente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria de Saúde do Município ficou de se posicionar ainda nesta tarde, mas o titular da Pasta, Uildson Nascimento, confirmou o caso que testou positivo para covid-19 em exame feito pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

Sabe-se que o paciente tem 42 anos e participou de um congresso em São Paulo, na semana passada. Retornou de São Paulo de avião, pelo Aeroporto de Ilhéus, e foi diretamente para casa, onde ficou em isolamento, desde a sexta (13), quando chegou. Ele teria apresentado os primeiros sintomas da doença durante o voo. Confira, abaixo, nota oficial do município:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirma o primeiro caso de coronavírus (COVID 19) na cidade e informa sobre o histórico do paciente e os procedimentos adotados:

– Trata-se de um itabunense de 42 anos que passou três dias (10 a 13/03) em São Paulo em um evento que reuniu pouco mais de 60 pessoas. Os primeiros sintomas foram observados ainda no voo de retorno no dia 13/03 (SP/SSA voo de nº 2834 da Azul) e (SSA/IOS de nº 4871 da Azul);

– Que o paciente buscou atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna logo após chegar à cidade, onde foi medicado e orientado para o isolamento domiciliar;

– Que ele adotou o isolamento social e familiar, tendo vindo inclusive do Aeroporto de Ilhéus no seu próprio veículo;

– O paciente foi acompanhado e permanece sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica;

– Clinicamente o paciente permanece estável, sendo considerado um caso leve;

– Que ocorre uma alteração do perfil epidemiológico de Itabuna, com mudanças de estratégias, tais como: criação de plano de contingência e enfrentamento do coronavírus; e fluxograma de atendimento e encaminhamento, sendo porta de entrada para os casos suspeitos a UPA 24 horas, o Hospital de Base e o Hospital São Lucas, que será reaberto somente com esta finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad