NEWS

Post Top Ad



29 de fevereiro de 2020

Itabuna - CRISE NA SAÚDE: HOSPITAL MANOEL NOVAES SUSPENDERÁ ATENDIMENTO PELO SUS

A provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informou que suspenderá o atendimento para parto de alto risco a partir do dia 16 de março. O comunicado foi feito por meio de nota de esclarecimento em que a provedoria cita “a grave situação em que se encontra o serviço de obstetrícia” em Itabuna.

De acordo com a provedoria, o serviço foi afetado com as constantes quebras de acordo por parte da Maternidade Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre), com várias suspensões de atendimento e, ainda, greve de um mês no serviço no período de dezembro de 2019 a janeiro deste ano (confira na nota abaixo). Segundo a Santa Casa, há sobrecarga de trabalho.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mantenedora do Hospital Manoel Novaes, torna pública a grave situação em que se encontra o serviço de obstetrícia, colocando em risco a continuidade do atendimento às pacientes usuárias do Sistema Único de Saúde.

Com efeito, desde 01 de agosto de 2019, foi convencionado com a Secretaria de Saúde do Município de Itabuna, que o Hospital Manoel Novaes continuaria atuando na área de obstetrícia em regime de portas reguladas, com dedicação às pacientes de alto risco, o que ensejou a readequação dos plantonistas obstetras. Naquela oportunidade ficou estabelecido que as gestantes classificadas como de baixo risco seriam atendidas por outra unidade de saúde.

Acontece, todavia, que o que foi convencionado não foi do cumprido de forma correta, pois embora esteja recebendo exclusivamente para atender as parturientes de alto risco, o Hospital Manoel Novaes vem recebendo diuturnamente um elevado número de pacientes classificadas com de risco habitual (baixo risco), sobrecarregando os plantonistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad