NEWS

Post Top Ad



27 de outubro de 2018

Buerarema - POPULAÇÃO DE BUERAREMA REALIZA CAMINHADA EM APOIO A JAIR BOLSONORO E ENVIA CARTA EM NOME DOS AGRICULTORES RURAIS DO MUNICÍPIO


Em fim as eleições 2018 vai chegando em sua reta final e amanhã Domingo (28) a nação brasileira irá escolher o seu futuro presidente! A cidade de Buerarema já vem demonstrando o seu descontentamento com o partido PT, vários são os motivos porém o principal é o descaso com o homem do campo e as invasões sofridas em diversas terras do meio rural, onde um grupo de falsos índios maquiados e protegidos pelo governo de Lula e Dilma, invadiram fazendas produtivas, assassinaram e expulsaram fazendeiros e criaram o terrorismo na zona rural de Buerarema.

Um grupo de Jovens e comerciantes liderados por RANGEL E HOZIEL tiveram a iniciativa de promover hoje Sábado (26) uma GRANDE CAMINHADA EM APOIO A JAIR BOLSONARO onde a população participou em massa e deixou claro que os eleitores do município irá votar no 17 dando mais uma vez o exemplo a toda Bahia e ao Nordeste.

O evento político contou com a presença do ex prefeito Orlando Filho que se pronunciou e em sua fala disse: "Vamos lutar, vamos trabalhar duro e fiscalizar! Para que possamos confirmar JAIR BOLSONARO como o novo Presidente do Brasil", concluiu.

Buerarema no sul da Bahia é um dos sete municípios do Estado que deram a vitória ao presidenciável Jair Bolsonaro no primeiro turno, através de uma Comissão de Pequenos Agricultores, integrada ainda pelos municípios de Ilhéus e Una, representada por uma população de mais de quarenta mil pessoas que vivem na área de conflito, de grande apreensão, está enviando uma carta ao futuro presidente do pais.

A população de Buerarema e região depositam as esperanças no futuro presidente a resolução desse conflito e o soerguimento da economia do município. Lembrando que Buerarema é um dos poucos municípios que vem votando contra o PT a varias eleições. Segundo a população, Buerarema tem pagado um preço alto por não reconhecer farsa da demarcação de terras apoiadas pelas gestões do Partido dos Trabalhadores. Veja:

Buerarema, 27 de Outubro de 2018

Exmo Sr.
Jair Messias Bolsonaro – Dep. Federal e Presidenciável

Referencia: Relatório FUNAI , DOU 20/04/2009
(Demarcação de terras indígenas em Ilhéus, Una e Buerarema)

Excelência,

Nós, Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, representamos cerca de 18.000 pessoas da região sul da Bahia, que vivem momentos de grande apreensão. Trata-se de gente que movimenta os mercados produtor e consumidor do Estado, gera emprego, renda e impostos, mantendo a economia ativa, o que reforça as condições de governabilidade, que nos mantém unidos.
Essa gente trabalha e vive em terras que adquiriu há mais de cem anos, de forma legal e produtiva, através de muito esforço e trabalho.

Ocorre, porém, que uma confusão foi gerada pelo órgão federativo Funai, que resolveu, a despeito de quaisquer implicações, sem nenhuma consulta aos órgãos federados, e sem base técnica, que as nossas terras deveriam ser demarcadas em favor de uma etnia indígena (desconhecida na região). E isso, de imediato, incitou possíveis descendentes indígenas, de origens as mais variadas, a reivindicar terras alheias, de formas até violentas, estabelecendo um ambiente de conflito armado na região. Fomos obrigados a um custo de defesa alto, alheio aos nossos objetivos de trabalhadores, produtores e empresários, para, via estudos de antropologia, história e direito, contestar o relatório de demarcação da Funai. E esse custo será ainda maior, se a leviandade da política arbitrária da Funai insistir em desapropriar os mais de 18 000 cidadãos.

A área conflituosa definida por 47.376hac , abriga o modelo de desenvolvimento sustentável na agricultura familiar, aos assentamentos e representa a conquista daqueles que foram escravizados em toda historia desse País; Os Negros. Hoje a região revela um quadro indissolúvel, pois, registra; 3.000 famílias de agricultores familiar, divididos em i numeras associações, dois assentamentos afetados, alguns em parte e outros em suas totalidades, associação de Quilombolas, onde o Negro representa em toda área mais de 30% de toda população, diga-se aproximadamente 3.000 Negros.

Os registros policiais indicam , neste momento, que algumas lideranças Indígenas contratam marginais fortemente armados, para invadir mais de 40 pequenas roças, com proprietários acima de 80 anos, conforme denuncia na Delegacia de Policia Federal de Ilhéus, paga a esses pistoleiros, com recursos da venda dos nossos produtos retirados das nossas roças invadidas, e, após implantar um forte terrorismo na região, sem número suficiente, abandona as propriedades na certeza de que os proprietários não mais retornarão.

A cidade de Buerarema se encontra destruída sócio-economicamente, pois perdeu o seu poder de produção , que sempre foi do campo, e registra o maior êxodo em direção ao sul do Pais , onde Brusque abriga mais de 8.000 cidadãos Bueraremenses, assim, a despeito da injustiça que por ventura se tenha cometido com os povos indígenas , ao longo da historia, há que se observar o estado democrático de direito, sob o qual a vida social se norteia. As demandas no pais por serviços públicos, abrangem a todos , e decerto aos supostos indígenas, mas não menos aos Pequenos Agricultores. Assim , entendemos que está havendo uma confusão entre uma grande demanda por serviços do Estado com uma demanda por terras com propriedades bem definidas, logo, demarcação de terras indígenas em áreas de Pequenos Agricultores com títulos de terras com mais de cem anos, pode ser a gota d’agua para frustrar o desenvolvimento sócio-economico de toda região, e porque não do nosso país.

A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA
(Conforme Min. Ilmar Galvão , em seu parecer anexo ao processo de nossa defesa)
“ O que fazer o governo sabe, como fazer , é que até agora nunca disse”
É fora de dúvida que, suposto haverem remanescentes dos indígenas de Olivença vivendo eventualmente como selvagens – o que não restou demonstrado pelo Relatório da Comissão e Identificação e Delimitação – sem disporem de uma área onde possam viver em caráter permanente, utilizando-a para suas atividades produtivas e para sua reprodução física e cultural, a solução do problema não pode ser dada por meio de simples demarcação de terras devolutas da União, inexistentes na área, nem, muito menos, mediante a conduta de ter-se, abruptamente, por nulos títulos de propriedades legitimamente conferidos a seus ocupantes pelo poder público, decretando o seu desapossamento, manu militari, como se de intruso se tratasse. Principalmente, sem que lhes tenha sido facultado o sagrado direito de defender-se, sob o crivo do contraditório e do devido processo legal.

Consiste, a alternativa, na criação de uma RESERVA INDÍGENA, espécie que já fora prevista pela Lei nº 605/1850, a qual se distingue de áreas Tradicionalmente ocupadas pelos indígenas por não revestir o caráter de direito congênito ou originário, como esta.
A Lei nº 6001/73, no art. 26 cuida da espécie.

As nossas reivindicações no momento é pela reintegração imediata das fazendas invadidas nestas condições de pistolagem, bem como, pelo arquivamento urgente dessa tentativa equivocada de demarcação, construindo-se uma negociação onde os Entes Federativos e Particulares, participem do processo de demarcação, como tem sido em outros Estados.

Resumindo, trata-se de uma região de agricultura familiar, com políticas públicas definidas, digo: Luz para todos, Água para todos, Pronaf, etc., que contemplam, também, área urbana, de empresas, comércio e residências, totalizando 18.000 cidadãos. As áreas se encontram consolidadas, mantendo uma cadeia produtiva que atinge R$ 35.000.000,00/ano, registrando uma renda per capta de R$ 800,00/família/mês. Os municípios perderão arrecadação (ITR...), poder de produção e de geração de empregos, desarticulando a cadeia produtiva, aumentando os bolsões de miséria; uma política que não se justifica em regiões de baixa renda, pois o governo não pode trocar apenas de mãos; todos, independente da etnia, temos o direito de viver e produzir.

Isto posto, solicitamos de V. Excia., espaço para uma audiência com nossa representação, a fim de reforçarmos nossos clamores por um final breve e conveniente a todos. Pelo que, antecipadamente, agradecemos.

“SE HÁ CONFLITO NÃO HÁ DE HAVER HOMOLOGAÇÃO”

Atenciosamente,
Comissão representativa do Povo de Buerarema e outros abaixo assinado.

Confira agora as IMAGENS deste evento político e logo abaixo veja VÍDEO da caminha em apoio a JAIR BOLSONARO:


MOMENTOS DA CAMINHADA
























POPULAÇÃO ENVIA CARTA A JAIR BOLSONARO









PINTURAS DE CAMISAS EM APOIO A JAIR BOLSONARO SÃO FEITA DE FORMA


GRATUITA EM BUERAREMA








https://www.youtube.com/watch?v=oRwfr_IxlQQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad