NEWS

Post Top Ad



29 de abril de 2018

Mundo - Kim Jong-un promete fechar instalações nucleares norte-coreanas em maio

O processo de desnuclearização da Coreia do Norte vem ocorrendo de maneira acelerada – pelo menos no discurso. Afinal, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu que vai fechar todas as instalações de testes nucleares de seu país em Maio. 

   
Em sua promessa, divulgada neste domingo (29) pela presidência da Coreia do Sul, Kim Jong-un disse ainda que vai convidar especialistas sul-coreanos e norte-americanos para acompanhar o processo de desmantelamento das sedes nucleares.

Esse anúncio de Seul foi feito dois dias após a reunião histórica entre Kim e Moon Jae-in, presidente sul-coreano – ocorrida na última sexta-feira (27). No encontro, os dois líderes concordaram em buscar a “desnuclearização total” da península.

“Kim disse, durante a reunião com o presidente Moon, que iria realizar o fechamento das instalações nucleares em maio e que convidaria em breve especialistas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos para informar sobre o processo à comunidade internacional com transparência”, declarou Yoon Young-chan, porta-voz da presidência sul-coreana.


De acordo com o porta-voz, Kim disse também, no encontro, que não é o "tipo de pessoa que dispara armas nucleares". "Embora tenha minhas reservas com Washington, as pessoas verão que não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares para a Coreia do Sul , o [Oceano] Pacífico ou os Estados Unidos", teria dito Kim a Moon durante a conversa. 

"Se nos reuníssemos regularmente com os americanos para sedimentar a confiança e eles prometessem pôr fim à guerra e não nos invadir, para que manteríamos então um arsenal nuclear e viveríamos em condições tão difíceis?", explicou o líder norte-coreano.

Kim Jong-un se encontrará com Trump em maio
O presidente dos Estados Unidos,  Donald Trump , anunciou, no final deste sábado (28), que vai se reunir como o líder norte-coreano em um período que determinou como "em três ou quatro semanas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad