NEWS

Post Top Ad



12 de julho de 2017

Mundo - Pescador morre ao ser atingido por baleia que havia acabado de salvar

Um canadense morreu enquanto tentava resgatar uma baleia de linhas de pesca, na Ilha de Campo bello, perto da fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Joe Howlett participava de uma operação de um grupo que salvava baleias, do qual era fundador, quando foi atingido pelo animal depois de livrá-lo do emaranhado.

De acordo com Mackie Green, cofundador da equipe de resgate e amigo de Howlett, o pescador de lagostas havia acabado de cortar as redes que envolviam a baleia. O animal, de repente, virou-se com força e bateu no canadense.

"Eles conseguiram deixar a baleia totalmente livre e aí o inesperado aconteceu. A baleia deu uma virada (...) Joe definitivamente não gostaria que parássemos os resgates por conta disso", explicou Green, que ressaltou o quão bem o amigo se sentia ao liberar os mamíferos.
Amigos relataram à mídia canadense que Howlett salvou uma dúzia de baleias nos últimos 15 anos — a fatídica, em especial, era de uma espécie em extinção, natural do Atlântico Norte, que conta apenas 500 animais vivos, de acordo com a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos. Sete destes mamíferos foram encontrados mortos no golfo canadense há um mês.
O Departamento de Pescas e Oceanos destacou a "imensa valentia e a paixão" pelo bem-estar da vida marinha do pescador, que havia resgatado outra baleia no começo de julho.
"Há sérios riscos em qualquer operação de resgate. Cada situação é única, e baleias presas em redes podem ser imprevisíveis", reconheceu o órgão.
Tyler Howlett publicou uma homenagem ao pai no Facebook. "Eu realmente vou sentir falta de passar tempo com você, rindo e fazendo memórias. Você é o melhor!", escreveu o jovem
A vítima morava com a família em uma pequena comunidade da fronteira, de 850 habitantes, onde era amplamente conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad