NEWS

Post Top Ad



21 de março de 2017

Mundo - Tem medo de dentista? Fita pode substituir anestesia injetável

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de Odontologia, ambas da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto (SP), desenvolveram um filme muco-adesivo anestésico,espécie de esparadrapo, para ser aplicado à mucosa gengival. O item é feito de um derivado de celulose vegetal bastante utilizado nas áreas farmacêuticas e de alimentos. 

Segundo o farmacêutico Renê Oliveira do Couto, a fita é efetiva em microcirurgias, extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos. Mas o produto ainda carece de mais estudos que comprovem sua eficacia em procedimentos cirúrgicos mais invasivos e complexos. 

De acordo com testes realizados por dentistas da Faculdade de Odontologia, os filmes reduzem a sensação dolorosa, tanto superficial quanto profunda. A ação anestésica começa após cinco minutos de adesão à mucosa gengival e atinge efeito máximo entre 15 e 25 minutos. A sensação dura por 50 minutos, que é o tempo médio de um procedimento cirúrgico odontológico.

Ainda que careça de mais avaliações para uso em cirurgias mais complexas, os pesquisadores comemoram o fato de a fita poder ser usada como pré-anestésico, fazendo com o paciente não sinta a picada da agulha da anestesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad