Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anunciaram greve, caso o décimo terceiro salário não seja pago até a próxima sexta (23). Na última sexta (16), houve assembleia para deliberar sobre a greve.
A Santa Casa é mantenedora pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas e possui cerca de 1,8 mil funcionários. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna (Sintesi), Raimundo Santana, os funcionários decidiram “não aceitar mais atrasos e deflagaram a greve”.
A folha de pagamento da Santa Casa ultrapassa os R$ 3 milhões. Houve atraso no repasse de recursos do SUS por parte do Fundo Nacional de Saúde para o fundo municipal. Por isso, segundo a instituição informou ao sindicato, o empréstimo obtido para quitar o 13º salário foi usado no pagamento de novembro.
“A direção [da Santa Casa] sabe que os funcionários programam o décimo [terceiro] para o pagamento de contas e as festas de final de ano. Portanto, deveriam pensar [no pagamento do] décimo já no início de cada ano”, afirma Raimundo Santana.
O pagamento do benefício natalino deverá ocorrer, conforme compromisso da Santa Casa, assim que houver o repasse por parte do SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário